
Bruno Gomes
Jornalista
OPINIÃO
Está a Honda a tentar contornar as regras de MotoGP?
A KTM levantou a questão: Está a Honda a tentar contornar as regras ao testar com Stefan Bradl na pré-temporada ou está a marca japonesa a mostrar que confia no regresso de Marc Márquez?
andardemoto.pt @ 28-2-2021 18:30:00 - Bruno Gomes
A situação de Stefan Bradl no seio da equipa Repsol Honda de MotoGP está a deixar
alguns fabricantes rivais, no mínimo, chateados.
A KTM, por intermédio do
diretor desportivo Pit Beirer, em declarações amplamente repetidas pela imprensa especializada à procura de alguma polémica nesta pré-temporada que até ao momento tem sido calma, já se posicionou contra a utilização de Bradl da
forma como aconteceu em 2020, quando o alemão foi selecionado para competir no
lugar do lesionado Marc Márquez, estando Bradl a testar o protótipo Honda em
testes privados.
Estalou a polémica: estará a Honda a contornar as regras?
A polémica levantada pela KTM tem a sua razão de existir. Stefan Bradl é o piloto
oficial de testes do HRC em MotoGP. Acontece que durante o Grande Prémio de
Portugal de 2020, a Comissão de Grandes Prémios definiu novas regras, e claras,
para a participação dos pilotos de teste nas corridas de 2021.
Entre outras coisas, dizem as regras atualizadas que fabricantes que não estejam
protegidos pelas Concessões (todos à exceção da Aprilia) só podem usar pilotos
de teste num máximo de três Grandes Prémios, inscrevendo-os como “wildcard”.
Partindo do princípio que Pol Espargaró e Marc Márquez são os pilotos oficiais
da Repsol Honda, isso significa que, ao contrário de 2020, Stefan Bradl só
poderá competir em três corridas em 2021. O alemão mantém o estatuto de piloto
de testes oficial do HRC, pelo que pode testar ao longo da pré-temporada com a
nova Honda RC213V em sessões de testes privados. E é o que tem feito, sem
qualquer problema ou infração às regras.
Não me passa pela cabeça que a Honda esteja a testar agora com Bradl e depois
peça autorização para o inscrever como piloto oficial 2021. Parece-me que isso
é um cenário de conspiração sem grande sentido, e dúvido que os fabricantes
rivais aceitem alterar as regras de forma tão penalizadora para eles próprios.
Eu tenho uma visão bastante diferente dos fãs que estão a apontar o dedo à
Honda.
Penso que neste caso a marca nipónica está aqui a dar um claro sinal de que a
recuperação de Marc Márquez está a correr bem, e que têm confiança que o oito
vezes campeão mundial vai regressar à competição mais cedo do que o previsto.
Talvez na quarta ou na quinta ronda do ano, já no mês de maio, Márquez possa
regressar e sem apressar minimamente com prazos de recuperação.
Partindo desta hipótese e “timing” de regresso de Marc Márquez, do ponto de
vista estratégico esta é uma ótima jogada da Honda. Ao testar e rodar com a
RC213V ao longo da pré-temporada, Stefan Bradl vai chegar às primeiras corridas
do ano com um ritmo superior aos outros pilotos. Cumprirá a sua função nas
primeiras três corridas, esgotando os “wildcards” disponíveis para 2021 e
possivelmente “roubando” pontos a rivais importantes de Márquez, e a partir daí
entrega a RC213V ao ex-campeão que terá muitas corridas para recuperar pontos
para os primeiros classificados do campeonato.
Além disso, o alemão poderá ajudar a marca a amealhar mais pontos na luta pelo
título de construtores e de equipas. E simultaneamente estará a recolher dados
que permitam evoluir o chassis da RC213V em situação de corrida. A Honda não
tem muito a perder, e tem muito a ganhar com isto.
Seja o que for que aconteça, e Márquez vai ter novo exame médico em breve que
apontará uma data mais concreta para o seu regresso, sabemos desde já que o espanhol
de Cervera não estará presente nos testes oficiais de MotoGP que começam esta
semana no circuito de Losail, Qatar.
Na apresentação da equipa Repsol Honda o antigo campeão de MotoGP esclareceu
essa questão, mas mostrou-se novamente com esperanças de regressar às pistas o
quanto antes, sem no entanto arriscar o que quer que seja num antecipar desse
regresso que possa colocar em causa a sua recuperação.
andardemoto.pt @ 28-2-2021 18:30:00 - Bruno Gomes
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