MotoGP 2021 GP Emilia Romagna – Miller o mais veloz no primeiro dia e Miguel Oliveira em 5º

O primeiro dia do Grande Prémio da Emilia Romagna termina com Jack Miller como o mais veloz com piso molhado, enquanto Miguel Oliveira começa em boa forma o fim de semana em Misano com o 5º tempo.

andardemoto.pt @ 22-10-2021 14:04:19

Foi com temperatura ambiente muito baixa, temperatura do asfalto a rondar os 14 graus Celsius na primeira sessão, e piso molhado devido à muita chuva que decidiu receber os pilotos de MotoGP neste início de Grande Prémio da Emilia Romagna, que se realizaram as duas primeiras sessões de treinos livres da categoria rainha.

Neste primeiro dia de ação no Misano World Circuit Marco Simoncelli, muitos foram os pilotos que sentiram o sabor amargo do asfalto do traçado italiano, com muitas quedas, felizmente apenas com danos materiais e sem pilotos lesionados, a serem a nota dominante, num claro exemplo das muitas dificuldades que os pilotos de MotoGP enfrentaram.

Com o piso molhado mas com menos água na superfície do asfalto, a segunda sessão de treinos livres de MotoGP levou a uma melhoria nos tempos.



Com um ritmo avassalador comparativamente aos restantes, Jack Miller (Ducati Lenovo Team) mostrou ser o mais forte nestas condições. A sua melhor volta em 1m41.305s foi suficiente para deixar Johann Zarco (Pramac Ducati) na segunda posição a cerca de nove décimas! Aliás, neste primeiro dia em Misano, apenas Miller conseguiu rodar em 1m41s, tempo que obteve por diversas vezes durante a segunda sessão de treinos livres a contar para o Grande Prémio da Emilia Romagna.

Johann Zarco por sua vez não conseguiu confirmar na parte da tarde o seu primeiro lugar na tabela de tempos matinal, demorou bastante a melhorar o seu registo na FP2, e mesmo com a bandeira de xadrez a ser mostrada, dando por finalizada a sessão, Zarco quase perdeu esse segundo lugar para Aleix Espargaró (Aprilia Gresini), que subiu muitas posições num último esforço e chegou então à terceira posição na tabela de tempos combinados.

Entre Espargaró e Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), terminou Iker Lecuona (Tech3 KTM Factory), com o jovem espanhol a mostrar, mais uma vez, que está num bom momento de forma e em particular quando as condições climatéricas de chuva aparecem, Lecuona é um piloto a ter em conta para bons resultados.



Já Miguel Oliveira, que este fim de semana volta a ter ao seu lado na box o técnico Guy Coulon, desfrutou de um primeiro dia em que aos comandos da sua KTM RC16 se revelou consistente, e particularmente rápido no último setor de Misano, onde foi mesmo o segundo mais rápido no final da segunda sessão de treinos livres de MotoGP.

Para o português, o quinto melhor registo deste primeiro dia de GP da Emilia Romagna significa que está perfeitamente dentro dos lugares que dão acesso direto à ambicionada Qualificação 2, mas teremos de aguardar até ao final da FP3, realizada no sábado de manhã, para confirmar a sua passagem direta.

De qualquer forma, e em condições bastante adversas, Miguel Oliveira parece manter o bom “feeling” com a moto austríaca, algo que já se tinha notado no Grande Prémio das Américas onde terminou em 11º.

andardemoto.pt @ 22-10-2021 14:04:19


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP