MotoGP, 2022 – Razgatlioğlu na MotoGP?

"Vem para a MotoGP o mais cedo possível " Lin Jarvis

O chefe da Yamaha Racing delineou os planos da fábrica para o Campeão Mundial de Superbike Toprak Razgatlioğlu mudar já em 2023  

andardemoto.pt @ 12-5-2022 17:44:22 - Paulo Araújo

Depois de roubar a coroa mundial de Superbike a Jonathan Rea em estilo espetacular o ano passado, Toprak Razgatlioğlu tem sido um nome nos lábios de muitos dentro do paddock do MotoGP. Em Janeiro deste ano, o Turco alimentou ainda mais os rumores ao afixar um tweet dizendo "porque não" à possibilidade de trocar de paddock em 2023.

O chefe de equipa da Yamaha Monster Energy, Maio Meregalli, (ao lado) confirmou então no Teste de Sepang que o jovem de 25 anos teria a sua primeira oportunidade numa Yamaha M1 em Junho deste ano.

Agora, o chefe da Yamaha Lin Jarvis (abaixo) delineou ainda mais os planos da fábrica de Iwata para o campeão das Superbike.


"Eu diria que é um pouco de ambos", começou Jarvis, quando lhe perguntaram se o teste é uma recompensa pelo sucesso em 2021 ou uma oportunidade de avaliar uma mudança para a classe rainha para 2023. "Porque obviamente ganhar o campeonato o ano passado foi um grande feito, a primeira vez para nós desde 2009. Portanto, isso foi importante, nós apreciamos e respeitamos isso. Assim, para experimentar a M1, tínhamos ideia dele a experimentar muito mais cedo do que finalmente vai acontecer.”

"As coisas não resultaram porque o nosso campeonato acabou atrasado, o dele acabou atrasado. Houve muitas razões para que não tivesse acontecido mais cedo. Finalmente, essa primeira ideia evoluiu e mudou para um conceito diferente agora, porque com certeza ele mudar para o MotoGP é uma das considerações!”

"O que lhe dissemos foi, se vai fazer a mudança de qualquer forma, o fazer mais cedo e não mais tarde, porque ele vai fazer 26 anos este ano. Portanto, se ele vier para a MotoGP, deverá fazê-lo em breve. Então, que melhor do que fazer um teste sério na M1?”

"Temos um teste planeado para ele em Junho e vamos dedicar-lhe uma equipa e vamos passar um dia inteiro a testar com ele. Será a primeira oportunidade de ver e sentir como ele pode actuar naquela moto. Também acredito definitivamente que ele pode ser um piloto capaz na classe de MotoGP".

O gestor pessoal de Razgatlioğlu, Kenan Sofuoglu, declarou anteriormente que o turco não consideraria mudar para a MotoGP, a menos que fosse para uma equipa de fábrica. No entanto, com Franco Morbidelli mais um ano no seu lugar, e com a Yamaha a fechar uma extensão do contrato para o Campeão do Mundo em exercício Fabio Quartararo, a única opção de Razgatlioğlu dentro da Yamaha parece ser uma mudança para a equipa satélite. É um dilema que agora se coloca a Jarvis.

andardemoto.pt @ 12-5-2022 17:44:22 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP