MotoGP, 2023, Valencia Antevisão – Última decide título

Rivais a 21 pontos

O GP do Qatar deu uma machadada nas ambições de Martin, que necessita de um golpe de sorte ou magia para impedir Bagnaia de ser Campeão de novo este fim-de-semana.  

andardemoto.pt @ 20-11-2023 16:46:27 - Paulo Araújo

Jorge Martin venceu o Sprint no Qatar, mas arrastou-se a caminho de 10º na corrida principal, enquanto Bagnaia jogou bem para acabar em segundo, ganhando uns significantes 14 pontos ao seu rival.

Para nós, o interesse da corrida final diminui com a ausência de Miguel Oliveira, que está de fora com uma fratura da omoplata direita, não ficando claro se terá de cumprida na primeira corrida de 2024 a penalidade por ter deitado abaixo Aleix Espargaró.

Para Jorge Martin da Ducati Prima Pramac), que entretanto já garantiu o título por equipas, ainda se sagrar Campeão, teria de recuperar 22 pontos a Bagnaia, impossível a menos que ganha a corrida principal e Bagnaia não pontue.


Mesmo que Bagnaia marque apenas 4 pontos no Sprint, já tem o título garantido, e vimos ao longo do ano como ele raramente comete erros ultimamente.

Por outro lado, o Ricardo Tormo é uma pista de curvas lentas, muitas delas em segunda, o que pode favorecer as KTM para uma carga final de Binder, embora o seu quarto lugar só possa andar para trás, se Zarco, na posição seguinte, fizesse um prova de antologia.

Com a KTM a dar a única replica ocasional às Ducati, as Yamaha e Honda esperam acabar em alta um época que foi difícil para ambas, já para não falar das Aprilia...


No fundo, a prova de fecho vai ser uma ilustração de uma época toda ela muito próxima e marcada por estreias em vitórias, primeiro de Zarco e agora de DiGiannantonio, mas afetada por numerosos pilotos terem sido afastados por lesão a dada altura na época, começando por Miguel que teve esse azar nas duas extremidades, na primeira e na última prova, mas também Marc Márquez, Alex Márquez, Joan Mir, Alex Rins, Pol Espargaró e Enea Bastianini.

A Dorna ainda anda à procura de uma formula para equalizar as corridas sem lhes tirar o interesse, e entre controvérsia com a regra das pressões dos pneus, banir ou não a aerodinâmica, suspensão variável e controlos de arranque, a época de 2024 avizinha-se muito longa e desgastante...

andardemoto.pt @ 20-11-2023 16:46:27 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP