MotoGP, 2023, Valencia - Segundo título de Bagnaia

Martin excedeu-se e caiu

Francesco Bagnaia conquistou o seu segundo título de MotoGP depois de vencer com autoridade em Valência, enquanto Jorge Martin caiu após abalroar Mac Márquez.  

andardemoto.pt @ 26-11-2023 17:25:05 - Paulo Araújo

Partindo da pole depois de uma penalização de Viñales, Bagnaia fez uma grande largada para liderar na curva um, mas o seu rival pelo título, Jorge Martin, fez um arranque igualmente bom e subiu de sexto para segundo à saída da curva 2. 
Quando Martin se preparava para uma manobra na terceira volta, quase colidiu com Bagnaia e falhou a travagem aparentemente por ter sido sugado pelo arrasto do líder.

Martin foi à gravilha e regressou em oitavo, antes de voltar para sexto na terceira volta, após um par de manobras sobre Viñales.

Bezzecchi foi o primeiro a cair após um incidente com Marc Márquez.

Logo a seguir, porém, as esperanças de Martin para o título foram destruídas quando caiu duas curvas mais tarde, após bater na traseira de Marc Márquez que foi violentamente projetado da sua Honda Repsol.

Com a notícia de que Martin estava fora, Bagnaia relaxou e foi rapidamente ultrapassado pelos dois pilotos de fábrica da KTM que vinham logo atrás, com Brad Binder a assumir a liderança seguido de Jack Miller.


Miller não deixava Binder, enquanto Bagnaia tinha Johann Zarco como companhia próxima à medida que nos aproximávamos do meio da corrida. Binder cometeu então um enorme erro na 14ª volta, perdendo cinco lugares depois de sair do circuito na curva dez.

A recuperação de Binder levou-o a embater em Alex Marquez na curva 4, o que lhe custou uma descida de posição.

Com o objetivo de terminar um ano difícil com a primeira vitória para a KTM, Miller cometeu um erro crasso e caiu na curva 11.

Isso devolveu a liderança a Bagnaia, que ainda tinha Zarco a lutar pela sua segunda vitória da época.

O piloto mais rápido em pista, Di Giannantonio ultrapassou Binder antes de se aproximar rapidamente dos dois da frente.

A duas voltas do fim, Di Giannantonio atacou Zarco para 2º, antes de perseguir Bagnaia para a vitória na última volta, mas acabaria por ser penalizado pela nova regra de pressão dos pneus.

andardemoto.pt @ 26-11-2023 17:25:05 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP