Teste Ebroh Spuma Li 5K - Estética vintage, tecnologia de futuro

Nem todas as scooters elétricas têm de ser futuristas. A Ebroh Spuma Li 5K é um bom exemplo disso, e apresenta argumentos convincentes para aqueles que procuram uma scooter zero emissões de estilo vintage.

andardemoto.pt @ 19-4-2021 15:28:36 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte

Com sede em Saragoça, a marca espanhola Ebroh está disponível no nosso país através da Watt Moving, e coloca nas nossas estradas diversas opções de mobilidade urbana zero emissões, também conhecida como mobilidade sustentável.

Com uma experiência de quatro anos – tantos quantos tem de existência – a Ebroh conseguiu criar agora uma versão atualizada de um modelo que foi lançado no mercado ibérico já em 2018.

A nova Ebroh Spuma Li 5K ganha potência e uma autonomia superior graças às suas duas baterias removíveis. Cada uma pesa cerca de 9 kg, e o mecanismo de encaixe é simples de utilizar. Em menos de dois minutos as baterias estão fora da Spuma Li 5K, e facilmente as transportamos para nossa casa e colocamos em carga que, de acordo com a marca, demora cerca de 6 horas a atingir os 100% se estiver completamente descarregada.


O motor que faz movimentar a Ebroh Spuma Li 5K é uma unidade Bosch, sem escovas, que fica embutido na roda traseira. Sem correias que possam fazer perder potência, os 4700 W do motor (que equivalem a 7 cv) sentem-se fortes, com a scooter a responder de forma imediata assim que rodamos o acelerador.

A velocidade máxima é de uns saudáveis 80 km/h, mas o que mais impressiona não é tanto esse valor, mas sim a capacidade de aceleração que deixa todas as outras scooters para trás nos arranques de semáforo em semáforo. É verdade que, sendo melhor do que a versão anterior em termos de prestações, e não desilude, a Spuma Li 5K não está ainda ao mesmo nível que encontramos uma scooter 125 cc a combustão. Mas falta-lhe muito pouco para isso!

Esteticamente esta proposta elétrica da Ebroh destaca-se das restantes scooters elétricas pela sua aparência vintage. É inegável que se assemelha a uma clássica Vespa. Contudo, as carenagens que lhe dão formas arredondadas não são em metal, são em plástico, o que permite manter o peso do conjunto em valores contidos.


E isso acaba por se fazer notar em condução, com a Spuma Li 5K a “dançar” facilmente de um lado para o outro. Neste particular, destacamos as dimensões das jantes: 12 polegadas. São pequenas, e embora maximizem a agilidade, acabam por tornar o conjunto algo instável em pisos degradados, com a direção a perder alguma precisão.

Ainda assim, a Spuma Li 5K não se mostra demasiado difícil de conduzir. Aliás, nesta proposta espanhola a palavra-chave é “simplicidade” e facilidade de utilização. Com uma posição de condução muito acertada, mesmo para condutores de maior estatura, e onde destacamos o muito espaço disponível na plataforma plana, o guiador fica mesmo “à mão”, e permite ao condutor manter a direção facilmente controlada.

Até porque as suspensões, apesar de serem unidades relativamente básicas, mostram ser capazes de digerir os maiores impactos sem grande dificuldade. A travagem é outro dos pontos positivos a destacar. Embora a Ebroh não recorra a travões Brembo ou algo semelhante, a travagem é de discos em ambos os eixos. Oferece potência e progressividade, e as manetes não têm um “feeling” esponjoso. Algo sempre importante se queremos conduzir de forma segura e com confiança em alta.

Faz falta um ABS para evitar o bloquear das rodas, mas é preciso apertar a manete com bastante força e de forma repentina para que isso aconteça.



Se olharmos para o lado prático de uma scooter urbana, a sua capacidade de guardar e transportar objetos, a verdade é que esta Ebroh acaba por ver essa capacidade comprometida. Sim, tem um pequeno porta-luvas dianteiro, com fechadura. Mas debaixo do assento as duas baterias da LG ocupam praticamente todo o espaço disponível.

Felizmente a unidade testada revela toda a polivalência neste aspeto, e uma top-case compacta, mas que ainda assim consegue guardar um capacete integral sem problema, garante que podemos transportar alguns objetos de maiores dimensões. A top-case não faz parte do equipamento de série, mas com um PVP de apenas 90 euros, dificilmente não se justifica a sua aquisição.

Por último, não podemos deixar de analisar a autonomia da Ebroh Spuma Li 5K. A utilização das baterias de 60 volts da LG é independente. Ou seja, podemos usar apenas uma bateria em vez das duas. Cada uma, sempre que carregada a 100%, garante uma autonomia real de cerca de 80 km.


Não é muito, mas para uma utilização exclusivamente urbana é o suficiente para nos levar de casa para o trabalho e regresso, e ainda temos carga suficiente para uma viagem de última hora.

Neste teste notámos que a autonomia não se mostra muito dependente da forma como aceleramos. O nível de carga nas baterias de iões de lítio vai descendo de forma previsível, mesmo quando temos de conduzir num ritmo mais acelerado. Claro que se a conduzirmos sempre no limite dos seus 80 km/h, a autonomia irá reduzir para valores que, pelos nossos cálculos, nunca ficam abaixo dos 70 km.

E isso é mais um fator a favor da Ebroh Spuma Li 5K, pois permite-nos conduzir de forma descontraída, sem preocupações com o acelerador.

Veredicto Ebroh Spuma Li 5K


Em jeito de conclusão, a Ebroh Spuma Li 5K convence pela sua facilidade de utilização. Basta ligar, acelerar e travar. Nem mesmo o carregamento é um problema, pois sendo removíveis podemos levar as baterias para as carregar em casa durante a noite.

Esta scooter de estética vintage apresentase como uma boa proposta para os motociclistas que querem deixar de se preocupar em ir ao posto de combustível. O seu preço de 3.890€ pode ser amenizado com os incentivos governamentais que chegam aos 350€, e a isso ainda se somam os benefícios de custos muito reduzidos de manutenção.

Pastilhas de travão e pneus são as únicas preocupações!

Com uma condução ágil e sem ruídos, a Ebroh Spuma Li 5K é uma opção que os motociclistas devem ter em conta. Desde que num contexto exclusivamente urbano.


Neste teste utilizámos os seguintes equipamentos de proteção


Capacete - Shark Spartan

Blusão - REV'IT! Hoody Stealth

Calças - REV'IT! Orlando H2O

Luvas - Macna Outlaw

Botas - REV'IT! Mission 

Galeria de fotos Ebroh Spuma Li 5K

andardemoto.pt @ 19-4-2021 15:28:36 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives