Dainese apresenta o inovador colete Smart Jacket com tecnologia D-air Road

Marca italiana surpreende com um colete com airbag que pode ser usado por baixo ou por cima de qualquer blusão de motociclismo, mesmo sem ser da Dainese. O Smart Jacket conta com tecnlologia D-Air Road de terceira geração e chega na segunda metade de julho.

andardemoto.pt @ 19-6-2019 17:56:45

Enquanto motociclistas estamos conscientes de que na estrada somos o “elo mais fraco” dos utilizadores de veículos motorizados, e por isso temos sempre de nos proteger com equipamentos que garantam a nossa segurança, evitando assim lesões graves em caso de acidente.

Para nos ajudar a proteger de lesões, a marca italiana Dainese acaba de anunciar que vai disponibilizar um novo sistema com airbag. O Smart Jacket é um colete que tem no seu interior o já bem conhecido sistema airbag D-air, neste caso a versão Road, e que a Dainese tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos estando agora na sua terceira geração.

Uma das boas características do Dainese Smart Jacket é que este colete pode ser utilizado em conjunto com qualquer tipo de blusão, de qualquer marca. Ou seja, o Smart Jacket não é um colete para uso exclusivo com blusões Dainese. Para além disso, a marca fundada por Lino Dainese revela que o Smart Jacket pode ser usado por dentro ou por fora do blusão.

No caso de ser usado por fora, o utilizador não terá de se preocupar com a chuva, pois o material de que é feito o D-air Road é impermeável.

Este colete com airbag não obriga a qualquer conexão física com a moto. O Dainese Smart Jacket contém uma pequena centralina que analisa 1000 vezes por segundo as informações que lhe são fornecidas pelos sete sensores escondidos no colete. A Dainese demorou mais de 20 anos a desenolver o algorítmo que controla o sistema D-air Road, incluíndo a análise aos dados obtidos em quedas de pilotos de MotoGP.

O coração do Smart Jacket é o que a Dainese chama de “Shield” (escudo). Os seus microfilamentos garantem que o airbag enche de forma uniforme e controlada, envolvendo o corpo do motociclista, protegendo-o de danos que podem ser potencialmente graves. Quando inflado, o Smart Jacket protege a zona do peito e costas, com a Dainese a revelar que o nível de proteção é equivalente a usar 7 proteções dorsais de nível 1 da marca!


Sem qualquer parte rígida que impeça que seja dobrado, o Smart Jacket pode assim ser arrumado facilmente numa mochila ou numa mala da moto, sem riscos de ficar danificado. Além disso, a Dainese garante que o material de que é feito permite que, quando usado debaixo do blusão, o ar consiga passar pelo Smart Jacket para melhor refrigeração em andamento. Neste particular destaca-se aquela que a Dainese considera ser a maior inovação neste tipo de coletes com airbag: o saco do airbag está dobrado no interior do colete, e só quando o sistema é ativado é que o airbag se desdobra. Assim o ar circula através do tecido do colete de uma forma mais eficiente.

O sistema D-air Road de terceira geração que se encontra no interior do Dainese Smart Jacket permite a substituição do airbag numa loja especializada e autorizada da marca italiana, como é o caso da loja lisboeta Motoponto.


A utilização do Smart Jacket é também bastante acessível, pois apenas necessitamos de registar o nosso colete no website específico da Dainese, carregar a bateria (que tem autonomia para 26 horas de utilização), armar o sistema fechando o colete, e a partir daí desfrutar de um nível de proteção superior.

A Dainese vai fabricar duas versões diferentes, uma para homem e outra para mulher, e cada versão estará disponível em seis tamanhos. De acordo com a marca italiana o Smart Jacket estará disponível para aquisição a partir da segunda metade de julho, com um preço anunciado de 599€.

Como habitualmente, a loja lisboeta Motoponto será um dos pontos privilegiados para aquisição do Dainese Smart Jacket com tecnologia airbag D-air Road.

andardemoto.pt @ 19-6-2019 17:56:45