Dainese Carve Master 2 D-Air já disponível na Moto Ponto

Uma das grandes novidades dos especialistas italianos da Dainese para este ano é o blusão touring Carve Master 2 D-Air. Fomos até à loja lisboeta Moto Ponto para ficar a conhecer de perto esta novidade que garante uma proteção extra.

andardemoto.pt @ 1-7-2019 16:15:05 - Texto: Bruno Gomes

 A marca italiana Dainese é reconhecida como sendo uma das maiores marcas de equipamentos de motociclismo do Mundo, e o empenho na inovação tem levado a marca liderada por Lino Dainese a apostar forte nos sistemas de airbag.

A Dainese desenvolveu o sistema D-Air, inicialmente, para os pilotos usarem em circuito. O programa D-Air começou há mais de 20 anos, e recentemente a marca italiana decidiu que estava já em condições de comercializar equipamentos com o este sistema de airbag, mas para uma utilização em estrada.

O D-Air Road já vai na sua terceira geração, e foi precisamente este o sistema que a Dainese instalou no novo blusão touring Carve Master 2 D-Air, um blusão que o Andar de Moto foi conhecer de perto e em detalhe na loja lisboeta Moto Ponto.

A principal característica, como já deve ter percebido pela nossa introdução, é que o Carve Master 2 D-Air utiliza a mais recente tecnologia de airbag da Dainese. O colete e a centralina estão escondidos numa bolsa que fica colocada nas costas do blusão.

Apesar do tamanho compacto, o D-Air Road é ainda assim um elemento que cria um volume extra. E mesmo tendo em conta que o blusão Carve Master 2 é de corte touring, ainda assim, e como tantos outros equipamentos da Dainese, é algo justo às formas do tronco e braços, e por isso achámos que a escolha em termos de tamanho deverá ser um tamanho acima do habitual noutros blusões. Por exemplo, se o seu tamanho é o 50, o Carve Master 2 D-Air deverá ser o 52.

Caso opte pelo blusão no seu tamanho normal e que usa noutros blusões, o corte justo, de certa forma desportivo, poderá impedir o normal movimento dos braços e fazer-nos sentir apertados nas costas, como se estivéssemos a usar um proteção de coluna. Até porque o casaco interno térmico é grosso, o que garante que nos dias mais frios será um aliado contra as baixas temperaturas, mas deverá ser, obrigatoriamente, removido nos dias em que as temperaturas subam acima dos 15 graus Celsius.


Em relação ao sistema D-Air Road, a sua utilização não podia ser mais simples, embora seja necessário cumprir alguns passos antes de o podermos usar.

Depois de comprar o blusão Carve Master 2 D-Air, temos de descarregar um app D-Air para o computador. Por ficha USB ligamos a centralina do blusão ao computador, completamos o registo do nosso blusão e de seguida a Dainese desbloqueia o sistema. Temos depois de carregar a bateria do D-Air Road a 100% antes da primeira utilização, e a partir daí o Carve Master 2 D-Air fica pronto a ser usado.

Quanto à utilização do sistema em si, ele fica “armado”, ou seja pronto a funcionar, assim que a bateria tem carga e se fecha o colete do D-Air Road. O fecho é feito por intermédio de um botão com íman, bastante forte. Nesse momento os LED’s que encontramos na manga esquerda do blusão começam a piscar, indicando o estado do sistema.

O sistema de airbag do D-Air Road dá para uma utilização, com o dispositivo a proteger pescoço, peito, e costas. Se o sistema detetar uma ocorrência e despoletar o airbag, temos de substituir o dispositivo por um novo. Sendo a Moto Ponto uma Dainese Pro Shop, significa que podemos levar o blusão à loja e o sistema será então trocado no local. Infelizmente, e apesar de todas as tentativas, não temos ainda a informação de qual será o custo associado à troca do D-Air Road usado do Carve Master 2 por um novo. Esperamos ter essa informação em breve.

A Dainese efetua ao longo do tempo diversas atualizações ao algorítmo que controla o despoletar do sistema, e será através da app Dainese D-Air que somos avisados de que temos de fazer um “update”.


Em relação ao blusão Carve Master 2 D-Air, e tendo em conta que pesa mais do que a sua versão sem airbag, este é um equipamento de topo da Dainese. Isto é o mesmo que dizer que os materiais, desde o tecido Mugello e 3D Stone, passando pelos fechos ZIP, ou as costuras posicionadas para não criar zonas de pressão nos musculos, apresentam uma qualidade exemplar e sem falhas visíveis.

Temos vários ajustes à escolha – cintura, mangas, punhos, gola – e nada menos do que 10 bolsos para guardar e transportar objetos. Destaque para os bolsos exteriores que são à prova de água. E por falar em ser à prova de água, o Carve Master 2 D-Air é feito em tecido Mugello que resiste à penetração da água. Isso poderia ser problemático ao nível da ventilação, particularmente num país como Portugal onde as temperaturas nunca são demasiado baixas e no verão atingem valores elevados. No entanto a Dainese instalou diversas opções de ventilação no peito, costas, e também nos braços, para um controlo mais eficaz da temperatura interna.

Em termos de proteção o Carve Master 2 D-Air conta também com proteções rígidas de nível 2 nos cotovelos e ombros.

O blusão Dainese Carve Master 2 D-Air está disponível nas cores vermelho/cinza claro/preto, ou preto/cinza claro. Em ambas as opções de cores estão incluídas inserções refletoras para maior visibilidade quando a luminosidade é reduzida.

Os tamanhos variam do 44 ao 64, e a Dainese tem também disponível uma variante específica para as senhoras, com corte adaptado ao corpo feminino.

Quanto ao preço, a Moto Ponto Dainese Pro Shop revela que o blusão Carve Master 2 D-Air tem um PVP de 1199€.

Depois do inovador colete Smart Jacket que pode ser usado com qualquer blusão (por dentro ou por fora), este Carve Master 2 D-Air é mais uma opção para quem pretende andar de moto usufruindo de proteção máxima com os mais avançados sistemas de airbag.

andardemoto.pt @ 1-7-2019 16:15:05 - Texto: Bruno Gomes