Dakar 2024 - Etapa 6-A – Van Beveren lidera a meio

Maio agora melhor português

Com a etapa maratona a decorrer, uma mudança na liderança ecoa a da classificação dos nacionais, onde Gonçalves aparece atrasado e Maio está no Top 15  

andardemoto.pt @ 11-1-2024 12:37:13 - Paulo Araújo

A primeira novidade na etapa agora liderada por Van Beveren foi o problema de gasolina de Quintanilla, vencedor da etapa de ontem, que com um défice de 1 hora e 26 minutos em relação ao tempo alcançado por Ricky Brabec ao fim de 197 km, estava de rastos à chegada ao ponto de reabastecimento, com as suas esperanças de vitória absoluta este ano esmagadas:

"É um momento triste. Estava a ter cuidado com o combustível, mas 10 km antes do ponto de reabastecimento fiquei sem gasolina. É difícil quando se trabalhou tanto e durante tanto tempo para esta corrida. Tento sempre dar o meu melhor, mas a vida é assim. Às vezes corre bem, outras vezes não".

Assim, Ricky Brabec conseguiu cedo uma vantagem de 7' sobre Ross Branch após 277 km.

Brabec liderava a classificação geral virtual com uma vantagem de cerca de 4 minutos sobre Nacho Cornejo e Branch, que caia para terceiro.


Ricky Brabec ainda continuava a liderar ao fim de 311 km, com cerca de vinte segundos de vantagem sobre Adrien van Beveren e mais de 2'30'' sobre Toby Price.

O objetivo continua a ser encontrar o compromisso certo entre o ataque e a gestão do consumo de combustível...

 No segundo ponto de reabastecimento, após quase 400 quilómetros da especial, no entanto, Adrien van Beveren registou o melhor tempo para passar à frente de Ricky Brabec por 12''.

Toby Price da KTM Red Bull (acima) continuava em terceiro, com mais de 1'30'' de vantagem sobre o seu compatriota Daniel Sanders.


Hoje, o primeiro português aparece como António Maio, em 15º, com Rui Gonçalves a enfrentar aparentes problemas na sua Sherco e afundado na classificação.

Mário Patrão também vinha bem a meio do sector, em 28º, e Bruno Santos andava pelo meio campo, cerca de 60º enquanto o Brasileiro Medeiros estava em 48º, com a especial longe de acabada.

Alexandre Azinhais, em KTM, continua persistir, perto de entrar nos primeiros 80 nesta fase da prova.

Lembrar que hoje os pilotos param obrigatoriamente às 16:00 num dos campos montados para o efeito, e acampam com o mínimo de equipamento à disposição, pernoitando sem saber onde estão na classificação para completar a maratona amanhã a partir das 7:00 da manhã.


andardemoto.pt @ 11-1-2024 12:37:13 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2023