Rali Dakar 2026: Etapa 5, liderança é novamente de Sanders e portugueses com resultados positivos

Hoje, dia 8 de janeiro, realizou-se a 5.ª etapa da 48.ª edição do Rali Dakar. O vencedor da etapa foi o argentino Luciano Benavides (#77), da Red Bull KTM Factory Racing, mas o destaque do dia vai para Daniel Sanders que regressa à liderança.

andardemoto.pt @ 8-1-2026 19:42:54

Nesta quinta etapa, também do tipo maratona, a vitória coube novamente a uma KTM, seguida de uma Hero, novamente uma KTM, depois uma Sherco e, finalmente, a primeira Honda. Isto depois de na etapa de ontem três primeiros terem sido todos pilotos da Monster Energy Honda HRC.

No dia de hoje, com a etapa mais curta até agora, foram percorridos um total de 417km, dos quais 356 km de Especial, mas não foi uma jornada fácil, sobretudo depois do desgaste sofrido na véspera, a ausência de assistência e a pedra, muita pedra. O resultado prático foi a desistência de 7 motos, incluindo o brasileiro Gomes Luciano (#43) da equipa Challenger Racing Team.

Daniel Sanders, depois de ontem se ter resguardado mais e até ter caído para a terceira posição, hoje forçou mais o ritmo. Também beneficiou dos infortúnios e dificuldades alheias e subiu novamente à liderança e mesmo com um 3.º à Geral fez melhor que os adversários mais diretos, caso do espanhol Toscha Schareina (#68) que terminou em 12.º lugar.

Já Martim Ventura conseguiu reparar a sua moto e fez mais um brilharete neste dia: encerrou a etapa no 13.º lugar, logo atrás de Schareina, e subiu novamente na tabela classificativa, embora esteja agora muito mais longe do top 10.


Luciano Benavides

Luciano Benavides

Os melhores nas motos

O australiano Daniel Sanders (#1), da Red Bull KTM Factory Racing, também conhecido por Chucky (numa alusão ao temível boneco) regressou à liderança, não acusando a pressão do dia de ontem. Sabe perfeitamente que não pode facilitar até porque a sua vantagem para o segundo classificado é de pouco mais de 2 minutos.

Quem não desarma é o vencedor de 2022 e 2024, o norte-americano Ricky Brabec (#9), da Monster Energy Honda HRC, continua na peugada de Sanders e a regularidade tem sido a sua grande arma. Terminou hoje em 5.º e está apenas a 2 minutos e 2 segundos do líder, à espera de uma oportunidade que ainda não surgiu.

Com a vitória de hoje Luciano Benavides ocupa agora um sólido terceiro lugar na geral, a 5 minutos e 55 segundos do líder e tem logo atrás de si, Schareina, a 11 minutos e 59 segundos da liderança. O top 5 fecha com o chileno Ignacio "Nacho" Cornejo (#11), ele que á agora o melhor classificado da Hero Motosports Team Rally.

Uma vez mais, grandes mudanças nas motos que lideram no dia de hoje. Passámos a ter uma KTM, depois uma Honda, novamente uma KTM, depois de novo uma Honda e o top 5 é fechado por uma Hero.


Martim Ventura

Martim Ventura

Performance dos corredores lusos nas duas rodas

Na comitiva lusa Bruno Santos (#35) mostrou novamente que é um piloto maduro e lutador e que sabe esperar pelas oportunidades. Apesar de ter terminado em 21.º ganhou duas posições.  É agora 17.º na Geral, reforçando o seu lugar dentro do top 20. Tem agora mais 2 horas, 51 minutos e 27 segundos que Sanders.

Martim Ventura (#84), a correr na Categoria Rally 2, hoje deu mais uma alegria a todos os que acreditam nele. Não só continuou em prova como foi 13.º na etapa. Com este resultado subiu duas posições, está em 18.º, logo atrás de Bruno Santos e a 2 horas, 54 minutos e 53 segundos da liderança.

Pedro Pinheiro (#116) mantém-se como o terceiro melhor piloto luso, mesmo tendo caído um lugar na tabela classificativa, após ter terminado em 51.º lugar. Ocupa agora a 47.ª posição, com mais 7 horas, 7 minutos e 36 segundos que o líder.

Quanto ao derradeiro português nas duas rodas, Nuno Silva (#74) também teve um dia positivo e terminou na 73.ª posição.  Com esta prestação o piloto da equipa Old Friends Rally Team, subiu 2 lugares e ocupa agora a 75.ª posição, a 11 horas, 18 minutos e 48 segundos do líder.


Adrien Van Beveren

Adrien Van Beveren

Amanhã corre-se a sexta etapa da prova e será a mais longa de todas, antes do tão ambicionado dia de descanso, em Riyadh. Vão ser 920 km no total e uma Especial de 331 km, mas que não se avizinha nada simples. Quantos mais vão ficar pelo caminho ou ter sérias dificuldades no dia de amanhã? No final da 5.ª etapa, no que concerne às motos, já abandonaram a prova um total de 15 pilotos! Partem amanhã um total de 100!

 Fonte: Dakar.com

 Consulte também: Rali Dakar 2026: Etapa 4, liderança é agora de Toscha Schareina, Bruno Santos melhor português e Ventura em sérias dificuldades

andardemoto.pt @ 8-1-2026 19:42:54


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2023