MotoGP – Aprilia também já tem um sistema holeshot para a RS-GP

Depois da Ducati Corse é a vez da Aprilia Racing também adotar um sistema “holeshot” para melhorar a sua RS-GP nos momentos de arranque de uma corrida de MotoGP. Aleix Espargaró já o utiliza desde a corrida de Brno e aprova este mecanismo.

andardemoto.pt @ 15-8-2019 20:00:03

A atual temporada de MotoGP começou com duas inovações introduzidas pela Ducati Corse nas Desmosedici GP19. A primeira, e mais polémica, foi a utilização de uma nova asa traseira, ou spoiler inferior, para arrefecer o pneu traseiro. E a segunda inovação criada pela equipa liderada por Gigi Dall’Igna foi a instalação de um sistema de control de arranque semelhante ao existente no motocross.

O sistema de “holeshot”, mas no caso das Ducati aplicado à suspensão traseira.

Pois bem, parece que este sistema de “holeshot”, que maximiza a tração da roda traseira nas Desmosedici GP19 ao comprimir a suspensão, e fazendo com que o pneu slick traseiro passe para o asfalto toda a potência do V4 de Borgo Panigale, também está já a ser usado pela Aprilia Racing.

As primeiras imagens de uma nova patilha na RS-GP de Aleix Espargaró, localizada perto do punho direito, deixavam antever que a equipa liderada por Romano Albesiano tinha descoberto uma forma de aplicar o sistema de “holeshot” muito usado no mundo do motocross.


Mas, ao contrário da Ducati, que o utiliza para comprimir a suspensão traseira, no caso da Aprilia RS-GP o sistema “holeshot” é aplicado à suspensão dianteira. Assim, a forquilha comprime, e evita os chamados “cavalinhos” durante a forte aceleração nos momentos de arranque de uma corrida de MotoGP.

Aleix Espagaró confirmou o dispositivo “holeshot” na sua moto desde a corrida de Brno, onde garante que “fiz um dos meus melhores arranques. Graças ao novo dispositivo que nos ajuda nos arranques, tenho a certeza de que vou poder ganhar posições no arranque, como aconteceu em Brno”, afirmou o espanhol ao website GPOne.

Sabendo como em MotoGP os fabricantes estão sempre atentos ao que os rivais fazem, em termos de inovações técnicas e tecnológicas, não será de estranhar que outros marcas adotem o sistema “holeshot”. A Suzuki, pela voz do seu responsável máximo, Shinichi Sahara, já fez saber que a casa de Hamamatsu está sempre a estudar algo novo, mas que de momento um sistema “holeshot” não está nos planos.

andardemoto.pt @ 15-8-2019 20:00:03