12 Horas do Estoril decidem campeão do Mundial de Resistência FIM

Numa temporada atribulada e encurtada a apenas quatro rondas, o campeão do Mundial de Resistência FIM será decidido na prova portuguesa. As 12 Horas do Estoril prometem espetáculo no regresso deste mundial a solo português.

andardemoto.pt @ 14-9-2020 11:08:13

Com a Suzuki Endurance Racing Team na liderança da classificação após três rondas realizadas nesta temporada mais curta e atribulada do Mundial de Resistência FIM, as emoções deste campeonato vão atingir o clímax quando os pilotos arrancarem para as decisivas 12 Horas do Estoril.

O circuito português irá ser o palco da última ronda do campeonato e com um máximo de 67,5 pontos em discussão (na última ronda os pontos têm um aumento de 150% de acordo com os regulamentos), há ainda várias equipas com capacidade de conquistar o ambicionado título.

Para alcançar essa pontuação máxima a equipa terá de fazer a “pole position”, estar no primeiro lugar após as primeiras 8 horas, e estar no primeiro lugar e assim vencer a corrida após as 12 horas completadas.


A Suzuki Endurance Racing Team, como referimos, está no topo da classificação com 127 pontos na sua conta pessoal. Mas a FCC TSR Honda France, que recentemente venceu as 24 de Le Mans, posicionou-se como a mais direta rival da SERT na procura do título. Há no entanto que contar com outras formações como a YART Yamaha, a BMW Motorrad World Endurance Team ou a Webike SRC Kawasaki France Trickstar, apenas para falar em algumas das equipas.

O programa oficial da prova começará no dia 23 de setembro com a realização dos primeiros treinos privados, seguindo-se nos dias 24 e 25 as sessões de treinos livres, cronometrados e qualificação, o mesmo se passando com o “warm-up”.



A corrida será realizada no dia 26 de setembro com arranque marcado para as 08h30 da manhã depois de um segundo “warm-up”. Às 20h30 será dada a bandeira de xadrêz para o final de corrida e do campeonato que terá o seu pódio final no Circuito do Estoril.

Esta será a terceira vez que o Circuito do Estoril recebe uma prova do Mundial de Resistência FIM. A primeira foi em 1987 (corrida com 1000 km de duração) e a segunda visita aconteceu em 2000 com realização de uma corrida de 8 horas.

Classificação do Mundial de Resistência FIM


Horários completos das 12 Horas do Estoril

andardemoto.pt @ 14-9-2020 11:08:13


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes