SBK 2024 - Bonovo Action retira-se

Época final nas SBK

A aventura de quatro anos da equipa alemã no Campeonato do Mundo de Superbike termina no final do ano, fazendo alguns especular que é o primeiro passo da BMW a caminho da MotoGP.

andardemoto.pt @ 19-6-2024 10:17:41 - Paulo Araújo

A equipa Bonovo action BMW vai retirar-se do Mundial Motul de Superbike no final da presente temporada, pondo fim a quatro temporadas no campeonato de motos de produção. 
Inicialmente ingressando nas SBK em 2020 com a Yamaha, antes de mudar para a BMW em 2021, a equipa garantiu alguns bons resultados nesse curto período, incluindo uma pole para Garrett Gerloff na ronda francesa de 2023.

Em 2020, a Bonovo Action, que já estava ativa nas corridas de Sidecar, juntou forças com a MGM Racing Performance e alcançou imediatamente um sucesso retumbante no campeonato internacional alemão de moto (IDM). 

Jonas Folger, que dominou todas as corridas da temporada sem exceção e celebrou o título IDM Superbike logo no início do seu regresso às corridas, causou muita alegria ao dono Jurgen Roder e o Team Manager Michael Galinski.


A história de sucesso continuou com a entrada permanente nas Superbike e uma nova parceria com a BMW Motorrad em 2021. Embora Folger tenha tido um ano de estreia difícil nas SBK, a Bonovo Action BMW continuou a desenvolver-se e iniciou o seu segundo ano no mundial com Eugene Laverty e Loris Baz.

Enquanto Laverty terminou a sua longa e bem-sucedida carreira após o final de 2022 e assumiu um papel de liderança na Bonovo Action BMW, Baz continuou a sua tendência ascendente com a equipa.

Em 2023, o texano Garrett Gerloff começou ao lado do francês e ambos atingiram níveis surpreendentes. Enquanto Gerloff (acima) garantiu a primeira pole para a Bonovo Action BMW em Magny-Cours, França, e terminou em quarto lugar em ambas as corridas, Baz teve a sua melhor corrida em Imola, Itália, um nono lugar na segunda corrida.


Scott Redding substituiu Baz este ano e teve um início de campanha bastante difícil em 2024 ao lado de Gerloff, apesar de ambos os pilotos já terem conseguido vários resultados entre os 10 primeiros. Após quatro dos 12 eventos de SBK planeados para este ano, o proprietário da equipa, Jurgen Roder, decidiu por motivos pessoais, após reflexão, que a Bonovo Action iria terminar a aventura no Mundial de SBK no final deste ano.

Ao explicar a decisão, Roder disse: "Vou sair por razões pessoais em 2025 e a Bonovo action vai, portanto, retirar-se como equipa de fábrica da BMW. Gostaria de agradecer pessoalmente a todos os fãs que nos acompanharam com tanta lealdade…”

Marc Bongers, Diretor Desportivo da BMW Motorrad Motorsport, acrescentou: "Lamentamos a decisão de Jurgen Roder de não continuar o seu envolvimento nas SBK, mas ao mesmo tempo compreendemos a decisão. Gostaríamos de agradecer a toda a equipa Bonovo Action, a Jurgen Roder e ao chefe de equipa Michael Galinski, que liderou a equipa com muito coração e paixão, aos pilotos, aos técnicos e mecânicos e a todos os outros…”

Embora a razão invocada seja a principal causa, muitos veem isto como um primeiro passo numa estratégia que veria a BMW passar a competir na MotoGP, (sabendo que a Dorna tem vindo a pressionar a marca alemã a fazer isso para enriquecer o Campeonato, empobrecido com as saídas da Kawasaki e Suzuki), tendo a marca anunciado que o primeiro passo seria conquistar o título de SBK, o que, embora seja prematuro tirar conclusões, parece ao alcance, com o recente domínio de Toprak Razgatlıoğlu, agora líder do Campeonato por 21 pontos.


andardemoto.pt @ 19-6-2024 10:17:41 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes