GP Jrs, Portimão - Mundial Júnior no Algarve

Acesso ao paddock

Poucas semanas depois da ronda de Barcelona no Campeonato do Mundo FIM Junior GP, é tempo de reiniciar, com o fantástico Autódromo Internacional do Algarve a receber a 4ª ronda na montanha-russa de Portimão, com tudo para jogar.

andardemoto.pt @ 21-6-2024 16:03:59 - Paulo Araújo

Há duas corridas para as JuniorGP, duas para o Europeu de Moto2 e uma para a Taça Europeia de Talentos ETC e Europeu de Stock, com os campeonatos todos ainda em aberto.

Na JuniorGP, Marcos Uriarte (CFMoto Aspar) lidera, mas por apenas sete pontos. Jesus Rios (acima, MRE Talent), Alessandro Morosi da CFMoto Aspar Junior Team e Adrian Cruces (Finetwork Team) estão ansiosos por entrar na luta, separados por apenas 16 pontos. Rios ganhou sempre que terminou e os restantes ainda não venceram, pelo que as estratégias serão interessantes de observar.

Entretanto, Álvaro Carpe (STV Laglisse) só tem um Top 5 até agora mas é uma vitória, e os 25 pontos de Rico Salmela (Liqui Moly Husqvarna Intact) pela sua vitória no Estoril são os únicos que tem na tabela. Cormac Buchanan (AGR Team) tem dois pódios em 2024 e vai querer mais, e até agora pilotos como Eddie O'Shea (British Talent) e Max Quiles (Estrella Galicia 0,0) ainda não visitaram a tribuna devido a um misto de azares ou penalidades. Num pelotão repleto, nenhum dos pilotos que subiram ao pódio do AIA na época passada está na grelha - o 4º de Carpe é o melhor dos pilotos que regressam.

Em Moto2 ECh, a consistência está a dar frutos para o líder Mattia Casadei (Ciatti-Boscoscuro), o italiano sempre dentro dos cinco primeiros até agora em 2024. Mas é Daniel Muñoz (GAS UP Racing) que está em vantagem, pois chega à quarta ronda depois da dobradinha em Barcelona e de ter vencido aqui no ano passado, a caminho do título da Stock.


Jorge Navarro (KLINT Forward Junior) também é regular no pódio, com três segundos lugares nas últimas quatro corridas. Entretanto, Roberto Garcia (Fantic Cardoso) vai querer recuperar de um 0 em Barcelona, e Alberto Surra (acima, Ciatti-Boscoscuro) conseguiu um pódio no Algarve na época passada. Ivo Lopes está em 18º de 6 pontos no Estoril, mas não estará presente... Quem vai dominar a montanha russa?

Para a ETC, Marco Morelli, 20 pontos na liderança, está em forma: duas vitórias e dois segundos lugares, com apenas um 0. No entanto, Carlos Cano (SEVENTYTWO Motorsports Artbox) está numa fase de crescimento e tem apenas um DNF em seu nome. Também fez a dobradinha no Estoril, algo que Morelli ainda não conseguiu.

Esperam manter a boa forma na única corrida no Algarve, mas Giulio Pugliese (CFMoto Aspar), Valentin Perrone (Frando Racing VHC), David Gonzalez (AC Racing), Jesus Torres (Estrella Galicia 0,0) e Leonardo Zanni (Mir Finetwork) estão à espreita, todos com pódios, mas a precisar de mais consistência. Conseguirão isso na segunda visita a Portugal?

Nas Stock, o líder Lorenzo Dalla Porta tem 20 pontos de vantagem mas está a correr noutro lado este fim de semana, pelo que os seus rivais vão tentar capitalizar. Além de Mario Mayor e Iker Garcia, eles também incluem Adrian Rodriguez (SF Racing), que venceu no Estoril mas apenas foi 10º da última vez, e Francisco Ruiz (DR Andifer), que completa o top cinco da Yamaha com um pódio até ao momento.

Os cinco primeiros estão divididos por 30 pontos, e Andy Verdoïa é o próximo na perseguição da Honda Laglisse, tendo começado a época com um segundo lugar.

Gonçalo Ribeiro marcou 5 pontos no Estoril com 19º e gosta do Algarve... nitem que o bilhete dá entrada no Paddock, onde podem ver de perto as estrelas do futuro.

andardemoto.pt @ 21-6-2024 16:03:59 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes