EWC, 2024 - Honda vence 8 Horas

30º Triunfo em Suzuka

A Honda Japan Post Nº30 fez umas 8H de sonho, liderando na estreia de Zarco praticamente toda a prova, e deixando as restantes Yamaha, Suzuki, BMW e Ducati a lutar pelo pódio.

andardemoto.pt @ 21-7-2024 11:47:55 - Paulo Araújo

Contrariando a Pole dos vencedores do ano passado YART (1 acima) a Honda Japan Post de Zarco/ Takahashi/Nagoe liderou praticamente desde o início uma corrida muito próxima em termos dos lugares da frente

Com o Britânico Dan Linfoot recrutado para a Suzuki SERT para substituir o lesionado Gregg Black em parceria com Atsumi e Arenas das Moto2, e uma rápida Ducati do Team Kagayama com Hafiz Syahrin, a lutar pelas posições da frente, no que Ciabbatti da Ducati descreveu como “uma prova para experiência”, e ainda Sylvain Guintoli e Markus Reiterberger na BMW Nº 37, os candidatos à vitória eram mais que muitos.

Como que a demonstrar isso mesmo, foi esta que liderou no arranque. Seguia-se a YART Nº 1 de Canepa, a Honda oficial Nº 30 em que Zarco alinhou mas com Takahashi a bordo, e a Suzuki Nº 12 (abaixo) antes da Honda FCC Nº5.



A Ducati teve um mau arranque baixando para 10º e logo uma volta após, Canepa já liderava na Yamaha Nº 1.

Nas Stock, a BMW nº 25 de Okubo liderava a partir da 15ª posição, e uns minutos depois já a Honda Nº30 passava a BMW para segundo e a Ducati por sua vez chegava a 3º e logo a seguir Mizuno colocava-a no comando brevemente, traindo uma máquina com grande velocidade da marca de Bolonha.

A Honda desafiava a liderança da Yamaha, e com a Ducati 3º, Kunii juntava mais uma Honda ao grupo da frente quando Takahashi tomou mesmo a liderança na Nº30, que iria alternando com a Ducati a meia hora de prova, pontuada por numerosas quedas de motos da categoria Stock.


A partir daí, a Honda foi aumentando a sua liderança com  Zarco a bordo, os primeiros 3 afastando-se mas mantendo entre si apenas uns segundos de intervalo e com breves momentos de liderança na Suzuki Nº 12 e da Ducati 2 (ao lado).

À primeira hora, a Honda liderava de novo, e a BMW 37 (ao lado) tinha baixado para 6º, com tudo muito próximo ainda no Top 10. Até à terceira hora, a liderança da 30 consolidou-se com poucas mudanças no Top 5, apenas a ocasional alternância entre a Yamaha 1 e a Ducati 2.

O desafio da Suzuki com o nº zero chegava a 10º e problemas e quedas tinham atrasado a Honda France Nº 5 de Josh Hook para a 13ª posição.

Se o Top 5 era uma disputa constante entre 4 marcas, a Yamaha, a Suzuki , BMW e Ducati, ,a Honda 30 mantinha a liderança, embora houvesse mais 3 Honda no Top 10 em 6º, 7º e 8º.


Contra algumas expectativas, a Ducati (2 ao lado) mantinha-se na caça, sendo notório que todo o Top 10 menos a BMW em Dunlops estava equipado com pneus Bridgestone.

A uma hora do fim, a Honda liderava seguida pela Yamaha, Suzuki, Ducati, Honda 73 que ascendera a 5º e BMW.

Com o sol a desaparecer e os faróis ligados, jogavam-se as últimas cartadas com batalha corpo a corpo entre a Suzuki 12 e a Ducati 2 pelo último degrau do pódio, mas a Ducati perdeu ritmo no final e Syahrin perdeu mesmo lugares.

A 30 minutos do fim, a liderança da Honda 30 resumia-se a 47 segundos sobre a Yamaha Nº 1,, com 201 voltas cumpridas, estando todos os outros a mais de 2 voltas do líder, mas todo o Top 10 dentro de 4 voltas.




Vieram os últimos reabastecimentos, e era bem patente que, quer a Yamaha Nº 1 quer a Ducati Nº 2, iam efetuar um forcing para lutar pela vitória… restava saber o que a Honda tinha ainda em reserva.

Não só o ritmo da frente era frenético, mas as 3 motos rodavam juntas em pista, como se de uma corrida de SBK se tratasse e a Ducati em 4º parecia fora do pódio…… 

Takahashi recebia de Zarco a Honda #30 a 20 minutos do fim, mas a paragem ficou sob investigação, fazendo pairar incerteza até ser anunciada uma penalidade de 40 segs. que deixava a Yamaha de Canepa a apenas 11 segundos a 4 minutos do fim… confirmando a vitória da Honda!


andardemoto.pt @ 21-7-2024 11:47:55 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes