A Primeira Corrida de Maxi-Trails do Mundo!
Estamos habituados a ver (e cada vez mais) maxi-trails em todo lado: na cidade, na estrada, fora da estrada… mas em disputa num circuito, isso nunca vimos!
andardemoto.pt @ 5-9-2024 19:45:22
Apesar de nunca termos visto as Maxi-Trails em circuito de velocidade estamos, no entanto, perto de o ver pois graças a uma iniciativa da conceituada revista Francesa Moto Journal, no próximo Bol d’Or, que decorre já nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2024, essa corrida vai mesmo acontecer.
Solicitada pelo organizador do Bol d’Or, com o propósito de explorar novas atrações para animar o circuito de Castellet durante o fim de semana em que decorre a lendária corrida de motos, a equipa da MJ propôs a realização de uma corrida reservada exclusivamente às grandes maxi-trails multicilindricas, seguindo um modelo semelhante ao adoptado na América com as corridas King of The Baggers.
Cada vez mais potentes, com potências entre os 100 e os 170 cavalos, estas máquinas que todos os fabricantes sem exceção integram nas suas gamas, conquistaram muitos motociclistas sobretudo pelas suas prestações. Esta nova prova será, sem dúvida, um verdadeiro atrativo para o público ao ver estas impressionantes motos em competição.
A corrida vai acontecer no sábado dia 14 de setembro de 2024 e será realizada no circuito do Castellet, com uma configuração de 5,8 km, incluindo a chicane.
Com uma duração prevista de 30 minutos (cerca de 10 voltas), a partida será feita em grelha. Poderão ser inscritas até 50 motos. Haverá sessões de treino e qualificação (120% da média dos três melhores tempos da categoria), e estão previstas duas categorias: motos com menos de 1100 cm³ e motos com mais de 1100 cm³, obrigatoriamente com rodas de 19 ou 21 polegadas na frente.
Abaixo, fica uma lista não exaustiva dos modelos já admitidos (as motos de geração anterior também deverão ser admissíveis e estão em processo de homologação):
CATEGORIA: MENOS DE 1100 cm³:
- CF Moto 800 MT
- Ducati Multistrada V2
- Ducati Multistrada V2 S
- Honda Africa Twin Adventure Sport
- Moto Guzzi Stelvio
- Suzuki V-Strom 800 SE
- Suzuki V-Strom 1050
- Suzuki V-Strom 1050 SE
- Triumph Tiger 900 GT
- Triumph Tiger 900 GT Pro
CATEGORIA: MAIS DE 1100 cm³
- BMW R1250 GS
- BMW R1300 GS
- Ducati Multistrada V4
- Ducati Multistrada V4 S
- Harley-Davidson 1250 Pan America
- Harley-Davidson 1250 Pan America S
- KTM 1290 Super Adventure S
- Triumph Tiger 1200 GT
- Triumph Tiger 1200 GT Pro
A prova permite a inscrição de particulares e de concessionários das marcas, dando a possibilidade a todos de provar que a sua moto (modelo) é a que chega em primeiro lugar na meta do mítico traçado de Paul Ricard.
A título de exemplo, a empresa DIP, que importa a marca Voge para o território francês, decidiu apostar forte nesta corrida com nada menos do que 3 Voge DS 900 X especialmente preparadas para a ocasião pela conceituada casa Thorn Bikes.
Para a DIP, esta é uma excelente oportunidade para mostrar a competitividade das motos Voge e, em particular, da nova DS 900 X. As motos receberam algumas modificações, como pode ver nas imagens acima: jantes alteradas (jante dianteira de 19 polegadas), equipadas com pneus Dunlop SportSmart TT, um escape SC Project, e várias modificações para tornar a grande trail mais adaptada a uma condução em pista.
andardemoto.pt @ 5-9-2024 19:45:22
Clique aqui para ver mais sobre: Esportes