GP DE SAN MARINO/ RIVIERA DE RIMINI
CIAO, MI CHIAMO MARCO!
A ‘italianização’ de Marc Marquez segue a bom ritmo. A vitória no GP de San Marino, a liderar o trio Ducati que terminou no pódio, com as cores do histórico Team Itália, em casa da “academia VR46” vai conquistando um lugar cada vez maior no coração dos “tiffosi” que, uma vez mais, lotaram o Autódromo ‘Marco Simoncelli’ em Misano Adriatico e fizeram a festa.
andardemoto.pt @ 9-9-2024 10:23:57 - Texto: Vitor Sousa
Dominador numa corrida que não previa vir a correr-lhe bem, devido à queda na qualificação e consequente má posição na grelha (P9), o espanhol tirou o melhor partido das condições instáveis do chove-não-chove e de uma pista atípica a nível de aderência, para se impor, com autoridade, a Bagnaia e Bastianini, os ‘oficiais’ de Panigale.
Jorge Martin, líder do campeonato, vencedor da Sprint, disputou a liderança da corrida, que Bagnaia ainda comandou nas primeiras voltas, mas esqueceu-se de uma das regras de ouro do desporto motorizado: não era a si que competia a jogada de risco; quem persegue arrisca, quem lidera opta pela decisão mais conservadora. O piloto da Pramac inverteu a lógica e optou por trocar para a moto com pneus de chuva à primeira ameaça de tormenta. Como esta não aconteceu, Martin desbaratou a possibilidade de somar importantes pontos e viu a liderança no campeonato reduzir para sete pontos. Uma luta à qual Marquez se vai juntando quando estamos ainda a sete corridas do final da ápoca.
No arranque do fim de semana Miguel Oliveira viu, finalmente, confirmar-se o seu futuro na equipa Pramac Yamaha. Na pista, teve uma qualificação difícil (apenas P18), foi 15º na Sprint e acabou num positivo 11º posto no Grande Prémio, tendo conseguido galgar bastantes posições no primeiro terço da corrida, juntando ainda o prémio de consolação de ter sido o melhor da Aprilia.
MOTO 2: OGURA VENCE E LIDERA
Ai Ogura e Aron Canet foram os grande animadores da corrida de Moto2. Depois do domínio inicial de Tony Arbolino, que saíra da Pole Position, aqueles dois terminaram separados por menos de um segundo na linha de meta. A vantagem foi para o piloto japonês (que para o ano estará no MotoGP com a Trackhouse) e que assim assume a liderança do campeonato, 9 pontos à frente de Sergio Garcia.
Ogura tem três agora vitórias no campeonato contra duas de Garcia que nas três últimas corridas somou apenas 6 pontos. O líder do campeonato à chegada a Itália teve uma qualificação difícil, não passando do Q1 e saindo da 24ª, e última, posição da grelha. Na corrida acabou em 12º.
MOTO 3: ESTREIA DE PIQUERAS
David Alonso saíu da ‘pole’, mas perdeu de imediato a liderança, permitindo que na frente se formasse um grupo compacto de pilotos que iria discutir os lugares da frente até à linha de chegada.
O estreante Angel Piqueras acabou por ser feliz, conquistando a sua primeira vitória em Grande Prémio, com os compatriotas Daniel Holgado e Ivan Ortola a completarem o pódio. Os sete primeiros (com Alonso a fechar este lote) terminaram em menos de um segundo.
Dentro de duas semanas volta a correr-se em Misano, no GP da Emilia Romagna.
Todos os resultados em www.motogp.com
andardemoto.pt @ 9-9-2024 10:23:57 - Texto: Vitor Sousa
Clique aqui para ver mais sobre: Esportes