Ducati estará a testar uma Multistrada V4 para 2020

Em Bolonha foi vista uma unidade de testes da suposta nova Multistrada com motor V4. A Ducati estará a testar esta moto para a apresentar no Salão de Milão EICMA. Com este motor a Multistrada vai ter 190 cv, e ao mesmo tempo incorpora novas tecnologias de segurança com radares dianteiro e traseiro.

andardemoto.pt @ 9-7-2019 11:15:00

Enquanto todas as nossas atenções estavam viradas para o aparecimento da aguardada Streetfighter V4, eis que a Ducati é apanhada a testar na estrada o protótipo de uma nova Multistrada. De acordo com o website Motorradonline.com, a moto foi vista numa sessão de testes nos arredores da fábrica em Borgo Panigale... equipada com motor V4!

De acordo com o mesmo website, a Ducati não pensa em descartar tão cedo a Multistrada na sua versão atual, com motor bicilíndrico. A intenção será a de criar uma variante mais potente e luxuosa da Multistrada, uma maxitrail que entrará no segmento como uma opção ainda mais “premium” em comparação com as atuais Multistrada 1260.

O motor que foi visto na Multistrada de testes perto da fábrica da Ducati é o V4 que hoje em dia vemos nas superdesportivas Panigale V4 e V4S. Ou seja, a Multistrada V4 terá um quatro cilindros em V com 1103 cc, o bem conhecido Desmosedici Stradale, mas ao invés do que acontece na variante desportiva, no caso da maxitrail a potência será reduzida para os 190 cv. Ainda assim um valor bem interessante para o segmento.


Ao nível do design não se esperam grandes alterações. Aliás, a Multistrada 1260 nesta última geração foi bastante bem recebida pelos Ducatistas, pelo que a casa italiana não deverá fugir muito ao design da atual versão bicilíndrica.

Se o design não será radicalmente novo, o mesmo não se pode dizer em relação à tecnologia.

A Multistrada V4 terá um “pack” tecnológico muito avançado. Para além dos sistemas de ajuda à condução habituais neste tipo de motos como é o caso do ABS com função em curva, dos sistemas de anti-wheelie, controlo de tração, controlo de estabilidade, entre outros, a Ducati pretende colocar em prática um sistema que tem vindo a testar desde há alguns anos.

A Multistrada V4 deverá receber, em estreia, um par de radares que permitiram à maxitrail reunir um conjunto ainda mais extenso e variado de informações que depois podem ser utilizadas pelo “pack” eletrónico para ajudar o condutor a ultrapassar alguns obstáculos na estrada, ou até mesmo ajudar a evitar acidentes por colisão. Com um radar à frente e outro atrás, a Multistrada V4 promete vir a revolucionar o segmento maxitrail com tecnologias nunca antes vistas numa moto de produção em série.

Já em abril de 2018 a Ducati tinha anunciado que no próximo ano veríamos o resultado dos seus testes com tecnologias de radar.

No próximo Salão de Milão EICMA teremos as nossas respostas e todas as dúvidas serão esclarecidas. Mas tendo em conta que esta informação está agora a ser tornada pública, pensamos que não será necessário esperar muito mais tempo até começarmos a ver as primeiras fotos espia da nova Multistrada V4.

andardemoto.pt @ 9-7-2019 11:15:00