Yamaha Ténéré 700 Rally – Uma versão nova ou apenas um “pack” de acessórios?

A Yamaha está a considerar disponibilizar uma nova versão da sua aclamada trail de média cilindrada Ténéré 700. Ao que tudo indica a moto deverá chamar-se Ténéré 700 Rally. Mas os documentos de registo não revelam se a novidade será um modelo diferente ou apenas um “pack” de acessórios.

andardemoto.pt @ 24-2-2020 11:40:46

Quando em dezembro de 2019 o diretor do projeto Ténéré 700, o japonês Takushiro Shiraishi, decidiu conceder uma entrevista à revista italiana Motociclismo, onde abordou abertamente o tema da Yamaha fabricar uma versão “hardcore” da sua trail de média cilindrada, os fãs da marca de Iwata e que procuram uma trail com maiores capacidades ADV ficaram em alerta!

Agora, e passados apenas pouco mais de dois meses desde que Takushiro Shiraishi admitiu que a Yamaha pode fabricar uma variante aventureira da aclamada T7, eis que o website britânico Bike Social volta à carga com novidades.

De acordo com o referido website, a Yamaha já registou a patente e documentos para homologação de uma Ténéré 700 Rally.

No entanto os documentos deixam espaço para muita especulação, pois se esperamos que esta variante Rally tenha melhores capacidades “off-road”, usando por isso de uma maior altura ao solo devido a suspensões mais longas, ou um peso diferente, a verdade é que as especificações agora conhecidas através destes documentos não indicam que a Ténéré 700 Rally seja especialmente diferente da T7 que já conhecemos e testámos aqui no Andar de Moto.


Na realidade a altura, comprimento e peso da Ténéré 700 Rally são os mesmos. Mas os documentos revelam que esta versão é denominada pela Yamaha como sendo a XTZ690D-B, e não a já conhecida XTZ690.

Devemos ter em conta que as informações técnicas contidas neste tipo de documentos que chegam a público não são propriamente detalhadas, pelo que deveremos aguardar mais algum tempo para perceber ao certo o que é a Ténéré 700 Rally.

Caso não se trate de uma versão à parte da normal Ténéré 700, provavelmente estaremos perante um caso de uma variante equipada com acessórios oficias da Yamaha, um “pack” de acessórios que incluirá proteções várias, possivelmente uma ponteira de escape, ou até malas para transporte de material e objetos.

andardemoto.pt @ 24-2-2020 11:40:46


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews