MV Agusta com grande evolução

Com a parceria estratégica entre o Grupo Pierer Mobility AG e a MV Agusta, as evoluções da fabricante italiana têm sido notórias.

andardemoto.pt @ 9-2-2024 17:33:23

Já passou um ano desde o anúncio da parceria estratégica e da aquisição de uma quota de 25% da MV Agusta pela PIERER Mobility AG, empresa mãe da KTM, e com a maioria do capital social agora no horizonte (prevista para a primavera de 2026 após a Pierer exercer a sua opção de compra), a MV Agusta já está a colher os benefícios do seu promissor novo futuro "alaranjado". 

Ao aproveitar sinergias, processos e pontos fortes, a MV Agusta alcançou resultados incríveis imediatamente. Nos últimos 12 meses, lançou cinco novos modelos muito bem recebidos: a LXP Orioli, a primeira moto de luxo todo-o-terreno do mundo, a icónica Superveloce 98, a impressionante Brutale 1000 RR Assen, a edição limitada da Dragster RR SCS America e a super exclusiva Superveloce Arsham, com apenas seis unidades produzidas, reclamando o estatuto de uma verdadeira obra de arte. 

Provavelmente, o avanço mais significativo ocorreu na sua antiga fábrica, em Schiranna (perto de Varese, no norte de Itália) compreendendo a instalação de uma linha de produção completamente nova, através da qual a MV Agusta tem  agora uma capacidade de produção de até mil motos por mês. 


A montagem dos seus modelos, totalmente 'Made-in-Italy', continua a ser manual, mas é agora apoiada por um sistema de gestão completamente automatizado para o manuseamento, movimentação e posicionamento preciso das unidades através de 28 estações de trabalho, com ênfase na ergonomia e segurança. 

Este foi o primeiro grande investimento da MV Agusta em vários anos, e embora a produção actual ser.de apenas cerca de 1.000 unidades por mês, a nova linha tem uma capacidade total de 100 motos por dia e a actual prioridade é de aumentar gradualmente a produção para corresponder à procura. 

Além disso, a MV está agora a oferecer aos compradores uma garantia de fábrica de quatro anos para todas as motos do ano de modelo 2023 e assistência em estrada 24/7 vitalícia, ativada na compra de qualquer moto MV Agusta, em Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, França, Espanha e Reino Unido, com mais países a juntarem-se brevemente.


Uma rede de distribuição mais forte e expandida em 2024 tem um objetivo de 200 concessionários ativos até meados do ano, com foco nos seus mercados mais relevantes, sendo 21 deles na Itália, apoiados por centros de serviço autorizados. 

A rede de concessionários também será expandida para outros mercados, como os EUA (onde mais de 40 concessionários estarão ativos em 2024), Alemanha, Reino Unido, França e outros. 

Em 2024, também será finalizada toda a integração de sistemas com a distribuição e logística, inventário, software/IT e ferramentas de gestão de concessionários estabelecidas pela PIERER Mobility AG. 


"Os resultados incluirão uma redução no tempo de entrega de peças, motos e serviços, resultando numa experiência muito melhor para o cliente." 

As visitas à fábrica começaram este ano, 2024, e novos modelos estão programados para serem apresentados em breve, incluindo a Superveloce 1000 Serie Oro, vista na sua fase final de desenvolvimento na EICMA 2023. 

Luca Martin, membro do conselho de administração e COO da MV Agusta Motor S.p.A., afirmou: "Quando olhamos para o início de 2023, ficamos surpreendidos com o número de mudanças, implementações e melhorias que foram feitas durante este primeiro ano a trabalhar com a KTM. Estava tudo perfeito? Não. No entanto procuramos sempre a perfeição, e portanto estamos orgulhosos do que foi feito, mas ao mesmo tempo estamos plenamente conscientes das melhorias adicionais que podem ser feitas.” 


"Estamos plenamente conscientes de que os nossos clientes enfrentaram desafios, como o atraso na entrega de peças ou a renovação da rede de concessionários, que não teve uma penetração ótima nos territórios onde são necessários. Quero aproveitar esta oportunidade para mais uma vez deixar os nossos clientes e fãs saberem que os ouvimos, e cada decisão nossa é baseada num único objetivo: colocar os nossos clientes no centro da nossa atenção.” 

"Quando decidimos reiniciar toda a rede de concessionários, sabíamos que isso iria criar perturbação no início do processo, mas também estamos certos de que a decisão levou a MV Agusta pelo caminho certo para fornecer a melhor experiência ao cliente no futuro. A rede de concessionários será ainda mais expandida em 2024, com uma cobertura melhorada, e os nossos embaixadores de produto e técnicos em cada concessionário estão a ser extensivamente treinados. O processo de seleção de parceiros de negócio está a ser preparado, pois os clientes estão no centro da nossa abordagem e para alcançar isso temos muito trabalho a fazer.” 

"O mesmo se aplica à disponibilidade de peças. O armazém e a integração do sistema com a PIERER Mobility AG levaram um tempo considerável, causando perturbações temporárias, mas serão finalizados no início de 2024. Pessoalmente, acredito que a transparência é a melhor forma de criar uma relação saudável com os nossos clientes e fãs e por isso queria aproveitar esta oportunidade para abordar abertamente os desafios que os nossos clientes enfrentaram em 2023 e agradecer-lhes pelo seu entusiasmo e amor."

andardemoto.pt @ 9-2-2024 17:33:23


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews