MotoGP – Apresentação da equipa Aprilia Gresini

Os pilotos Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori mostraram a nova Aprilia RS-GP que a casa de Noale desenvolveu para a temporada 2021 de MotoGP. Fique aqui a conhecer os detalhes da apresentação da equipa Aprilia Gresini.

andardemoto.pt @ 8-3-2021 16:31:47

Foi já em pleno asfalto do circuito de Losail, onde se realizaram os primeiros testes oficiais de MotoGP, que decorreu a apresentação da equipa Aprilia Gresini. Ainda na sombra da notícia trágica do falecimento do líder do Team Gresini, a equipa italiana fez questão de relembrar e homenagear Fausto Gresini na decoração da nova Aprilia RS-GP de 2021.

Com os pilotos Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori a servirem de “mestres de cerimónia”, a equipa Aprilia Gresini mostrou finalmente o resultado de todo o trabalho que teve início ainda nos primeiros meses de 2019, mas que devido à pandemia, apenas permitiu ao departamento de competição da casa de Noale mostrar os resultados finais este ano.

A nova Aprilia RS-GP não é uma revolução total como aconteceu há um ano. O protótipo italiano para a temporada 2021 de MotoGP é mais uma evolução dos conceitos e tecnologias estreados em 2020, e tendo em conta os primeiros testes no Qatar, o projeto parece ter dado um salto em termos de competitividade.


O grande destaque da Aprilia RS-GP é o seu motor V4. A Aprilia Racing criou um motor mais leve e ao mesmo tempo mais potente, ostentando novas cabeças dos cilindros. A marca italiana não divulga, naturalmente, a potência da RS-GP, mas Aleix Espargaró está já bastante satisfeito com o motor.

Aliás, a potência deverá ter aumentado significativamente, pois a moto italiana, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, não foi a mais lenta do plantel de MotoGP nos testes do Qatar.

Mas o motor não é a única novidade. Em destaque encontramos um novo quadro que permite aos pilotos manobrar a moto mais facilmente de curva em curva. O braço oscilante foi redesenhado e é agora totalmente em fibra de carbono, enquanto o sistema de escape da Akrapovic aparenta ser semelhante ao usado pela Ducati Desmosedici GP21, embora com algumas diferenças, principalmente na ponteira superior.


Na traseira destaca-se a chamada “salad box” (caixa de salada) que foi inicialmente usada pela Ducati, e que outros fabricantes adotaram nos seus protótipos. No caso da Aprilia RS-GP esta traseira tem agora uma dimensão maior e terá no seu interior um amortecedor de massas, que tem como função criar pequenas vibrações que ajudam a melhorar a tração em aceleração e a reduzir o desgaste do pneu traseiro.

Outra grande novidade é o pacote aerodinâmico. A carenagem frontal ganha um formato bastante mais agressivo e peculiar, com asas de grandes dimensões, embora a Aprilia Gresini esteja ainda a testar qual a dimensão ideal das asas para garantir máxima força descendente. Mais abaixo o guarda-lamas dianteiro estende-se até à cobertura dos discos de travão, conseguindo a Aprilia Racing desenhar um componente que não só ajuda a nível aerodinâmico mas também garante que é criado um fluxo de ar que mantém os travões da RS-GP numa temperatura mais baixa.

De referir ainda que para 2021 a Aprilia RS-GP passa a usar alguns argumentos técnicos que encontramos noutros protótipos: sistema de “holeshot” e bloqueio da forquilha, um novo “scoop” inferior, e forquilha Öhlins com bainhas em fibra de carbono.


Galeria de fotos equipa Aprilia Gresini

Aleix Espargaró #41 Aprilia Gresini


“Pode parecer trivial, mas eu sinto-me sempre emocional no início de cada temporada. Estou a começar a minha quinta temporada com a Aprilia, uma equipa que agora se tornou na minha segunda família. De facto mal posso esperar por voltar a trabalhar com eles. O primeiro contacto com a RS-GP foi positivo. O pessoal trabalhou no duro durante o Inverno, mas ainda temos um longo caminho para percorrer. Temos um campeonato muito duro e exigente pela frente, onde a capacidade física e mental tem de estar no máximo. Estou mais preparado do que nunca”.

Galeria de fotos Aleix Espargaró


Lorenzo Savadori #32 Aprilia Gresini


“Estaria a ser ingrato se não agradecesse à Aprilia por esta oportunidade. Sei que tenho muito para aprender. É uma categoria muito exigente e ainda nova para mim. Os testes e corridas no ano passado deram-me a oportunidade para começar a ganhar confiança nesta moto com estes pneus, mas é apenas um ponto de partida com muita margem para melhorar. Vou tentar transformar a dor gerada pelo falecimento do Fausto, uma pessoa que acreditava muito em mim, em energia positiva. A sua determinação e as coisas que me ensinou vão acompanhar-me nesta nova fase da minha carreira”.

Galeria de fotos Lorenzo Savadori

andardemoto.pt @ 8-3-2021 16:31:47


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP