MotoGP, 2023, Valencia - Bagnaia Campeão do Mundo
Ducati renova
Pelo segundo ano consecutivo, o piloto da Ducati Lenovo Team
Francesco Bagnaia confirma-se como Campeão do Mundo, acabando com uma vitória
no GP de Valência.
andardemoto.pt @ 27-11-2023 15:18:44 - Paulo Araújo
A história repetiu-se: Francesco Bagnaia é o Campeão do Mundo de MotoGP de 2023.
Com uma vitória no final da temporada do GP de Valência, realizada no Circuito Ricardo Tormo em Cheste, o piloto da Ducati Lenovo Team garantiu o seu segundo título mundial na categoria rainha.
Depois de ter feito história por ser o primeiro piloto italiano a vencer no MotoGP com uma moto italiana no ano passado, o piloto da Ducati Lenovo Team escreveu agora outro capítulo importante na história das corridas de motos ao reconfirmar-se no topo do mundo com a sua Desmosedici GP.
Para a dupla Bagnaia-Ducati foi mais uma jornada emocionante, após 7 sucessos alcançados nos 20 GPs e 4 vitórias nas corridas Sprint de Sábado, introduzidas este ano no programa do evento.
Desde a sua primeira vitória no Grande Prémio inaugural em Portimão, a um sucesso inesquecível em Jerez, ao triunfo perante o seu público em Mugello, até às grandes vitórias na Holanda e na Áustria, a marcha de Pecco e da sua Desmosedici GP rumo ao segundo título parecia imparável, mas o dramático acidente em Barcelona, do qual o piloto de Chivasso felizmente saiu com nódoas negras mas sem fra turas, pôs fim à sua ascensão.
Com Jorge Martín cada vez mais em sintonia com a sua Desmosedici GP da Ducati Pramac, a luta pelo título mundial tornou-se rapidamente um frente a frente entre os dois pilotos Ducati.
No entanto, a resposta de Bagnaia não demorou muito a chegar e com mais uma espetacular vitória na Indonésia, saindo da décima terceira posição da grelha, o piloto da Ducati Lenovo Team retomou a sua escalada para o topo do Campeonato do Mundo.
O emocionante final de Valência viu Bagnaia partir da primeira posição da grelha após a penalização de Viñales (Aprilia) no warm-up e o piloto de Chivasso aproveitou ao máximo a sua vantagem com uma excelente partida.
Martin acabaria por cair na 6ª volta, pondo fim à luta pelo título. Bagnaia herdou a liderança na 19ª volta quando Miller (KTM) também caiu na Curva 11.
Francesco Bagnaia (#1, Ducati Lenovo Team):
"Estou super feliz, mais do que isto é impossível, também porque ganhámos a corrida, por isso é fantástico. Quero agradecer muito a toda a equipa, fizeram um trabalho fantástico, desde Barcelona, foi muito difícil para nós, mas merecemos este título mais do que ninguém. Não vi nada atrás de mim, estava a pensar que o Jorge ainda estava na corrida e fiquei bastante assustado com isso. Só estava a pensar em ganhar a corrida, porque era a melhor forma de terminar a época."
andardemoto.pt @ 27-11-2023 15:18:44 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP