Piaggio 1 – A scooter elétrica está quase a chegar!

A nova Piaggio 1 chega em breve aos concessionários da marca italiana. Tem uma autonomia que pode atingir os 100 km e estará disponível em três versões diferentes.

andardemoto.pt @ 9-9-2021 16:09:46

O grupo italiano Piaggio não podia ficar indiferente ao crescente interesse nas motos elétricas. Depois de alguns “teasers” nas redes sociais e informações iniciais, a Piaggio finalmente revelou as especificações técnicas e os detalhes da sua scooter elétricas Piaggio 1.

A Piaggio 1 é o primeiro passo numa ofensiva da marca italiana ao nível das motos elétricas, principalmente nos segmentos vocacionados para a mobilidade urbana. Com um design que aposta em linhas aerodinâmicas e mais futuristas, a Piaggio 1 ainda se apresenta, claramente, como um produto Piaggio.

As duas óticas dianteiras estão perfeitamente embutidas na carenagem frontal, a iluminação é em LED, e o painel de instrumentos é 100% digital, apresentando muitas informações, mas com o foco nos modos de condução e estado da bateria.


O quadro e suspensões foram desenhados para garantir que o condutor da Piaggio 1 usufrui de uma dinâmica divertida e que maximiza a confiança, mesmo quando existe pouco espaço para circular, algo que encontramos habitualmente dentro das cidades muito congestionadas e o trânsito compacto obriga o condutor a desviar-se constantemente na procura da trajetória mais rápida.

A Piaggio 1 apresenta uma característica bastante diferenciadora para o segmento das scooters elétricas: debaixo do assento encontra-se um espaço de arrumação, com a Piaggio a garantir que será possível guardar ou transportar nesse espaço um capacete jet. Esta característica torna a Piaggio 1 numa proposta bastante interessante, pois habitualmente este espaço nas scooters elétricas não existe ou é muito reduzido, devido às baterias.



Esta scooter italiana amiga do ambiente estará disponível em três versões diferentes:

- Piaggio 1: velocidade limitada a 45 km/h, autonomia máxima de 55 km em modo de condução Eco, sendo de 48 km em modo de condução Sport
- Piaggio 1+: velocidade limitada a 45 km/h, autonomia máxima de 100 km em modo de condução Eco, sendo de 68 km em modo de condução Sport
- Piaggio 1 Active: velocidade limitada a 60 km/h, autonomia máxima de 85 km em modo de condução Eco, sendo de 66 km em modo de condução Sport

O modo de condução Eco oferece uma aceleração mais progressiva, enquanto o modo Sport disponibiliza o máximo de potência produzida pelo motor elétrico da Piaggio 1, embutido na roda traseira, e que tem uma potência de 1,2 kW nas versões 1 e 1+, enquanto a Piaggio 1 Active conta com um motor de 2 kW. Estes valores tornam esta scooter elétrica equivalente a uma scooter de 50 cc com motor a combustão.


A bateria de iões de lítio é facilmente removível e seguirá as linhas de desenvolvimento para este tipo de componentes, algo em que a Piaggio está a trabalhar em conjunto com Honda, KTM e Yamaha num Consórcio multimarcas que recentemente foi anunciado. O peso da bateria de 1,4 kWh no caso da Piaggio 1 é de apenas 10 kg, sendo que a bateria de 2,3 kWh das versões Piaggio 1+ e Piaggio 1 Active pesa 15 kg. Ainda assim, valores baixos e que contribuem para um peso do conjunto de apenas 79 kg.

A bateria necessita de estar à carga durante 6 horas com uma voltagem de 220 V para atingir os 100%, e a Piaggio anuncia que a bateria mantém a sua performance máxima mesmo até 800 ciclos de carga. Depois disso, a performance baixará para os 70%.

De referir ainda que o condutor poderá aumentar ligeiramente a autonomia da scooter Piaggio 1, usando para isso o sistema KERS que recupera parte da energia gerada nos momentos de desaceleração e travagem.

A chegada da nova scooter elétrica Piaggio 1 aos concessionários da marca em Portugal deverá acontecer até final de 2021. O preço ainda não foi anunciado. Assim que o Andar de Moto conseguir esta informação, iremos atualizar este artigo.


Galeria de fotos Piaggio 1

andardemoto.pt @ 9-9-2021 16:09:46


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews