Márcia Monteiro

Márcia Monteiro

Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).

OPINIÃO

És Motociclista, Motard ou Motoqueiro?

Eu cá sou daquelas que prefere não ser rotulada de coisa alguma pois se existe algo que o mundo das motos me ensinou foram os pilares primordiais desta “tribo”: honra, igualdade, respeito e irmandade. Tendo em conta estas premissas, para mim não faz sentido categorizar as pessoas que simplesmente têm uma paixão em comum: motos.

andardemoto.pt @ 12-9-2019 16:24:44 - Márcia Monteiro

No entanto, desde cedo que ouço rótulos e a minha curiosidade levou-me mais longe e tentei perceber como surgiram estes rótulos dentro de uma cultura tão particular. Rapidamente percebi que as ideologias têm pequenas variações de país para país mas muitas características em comum em todos eles. Esta é uma visão sobre as palavras e alguns aspetos onde a sociedade categoriza os diferentes tipos de pessoas que andam sobre duas rodas. Por muito que eu não concorde com rótulos, achei curioso. Então vejamos:

Motociclistas

De uma forma geral, os motociclistas são todos aqueles que fazem das motos parte integrante do seu dia à dia, ou seja, utilizam o veículo diariamente, seja por questões pessoais ou profissionais. A tipologia, marca ou cilindrada pouco importa. É por isso que existe a diferença entre o termo de ciclista (para pessoas que andam de veículos de duas rodas) e motociclista (para pessoas que andam de veículos de duas rodas com motor). Posto isto... chego à conclusão que todas as pessoas que andam de moto, independentemente do estilo, género ou gosto pessoal, são motociclistas, certo?


Motard

Passamos agora para a designação de motard. Os motards são caracterizados por integrarem convívios e concentrações organizadas exclusivamente para pessoas que andam de moto. Aqui a frequência com que andam de moto é inferior à frequência do motociclista porque têm propósitos diferentes. Por norma, os motards têm um estilo pessoal e um sentimento de companheirismo mais apurado, o que não significa que os outros motociclistas não possam ter. É também dentro desta categoria onde se inserem as pessoas que andam de moto ocasionalmente (vá não sejam assim... aposto que já estão a pensar naquelas pessoas que só tiram a moto da garagem quando está sol... malandros!).

Motoqueiros

Por último, surge a categoria de motoqueiro que tem uma conotação negativa porque é um rótulo pejorativo. Os motoqueiros são vistos como os “problemáticos”, “arruaceiros”, “criminosos” e praticantes de atos e condutas reprováveis onde se insere a falta de civismo. É triste mas existem pessoas assim, não só no mundo das motos mas na vida de todos nós. Por isso já sabem, se conhecerem pessoas assim, podem chama-las de “desagradáveis” mas se essas pessoas andarem de moto, então podem chamá-las de motoqueiros(as).


Para concluir: Rótulos à parte... eu quero é ANDAR DE MOTO.    


Outros artigos da Márcia Monteiro:

andardemoto.pt @ 12-9-2019 16:24:44 - Márcia Monteiro


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões