Márcia Monteiro
Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).
OPINIÃO
Solitude – a nova forma de viajar de moto
Na verdade, esta forma de viajar não é nova, mas a forma como é interpretada tem ganho novos contornos. Eu tenho o hábito de viajar na minha própria companhia sem sentir qualquer tipo de desconforto. Mas aquilo a que muitas pessoas chamam de solidão, na verdade tem outro nome. Apresento-vos a “Solitude”.
andardemoto.pt @ 11-6-2023 09:30:00 - Márcia Monteiro
A solitude é um estado de isolamento voluntário, prazeroso e positivo enquanto que a solidão é um estado de isolamento involuntário e doloroso. A solitude está sempre associada a emoções positivas decorrentes de um equilíbrio entre o saber estar sozinho(a) ou na companhia de outras pessoas. A solitude reflete-se no prazer que sentimos em estarmos apenas connosco próprios, ou como alguns dizem, “sermos a nossa melhor companhia”.
Quando abraço a minha solitude e parto à descoberta com a minha moto, sigo muito mais tranquila. Não preciso preocupar-me com a hora do arranque nem com quem está ou não está. Não fico ansiosa com a escolha do local porque na verdade eu sigo ao sabor do vento. Se quero andar, ando. Se quero parar, paro. Eu marco o ritmo, eu decido. Pelo caminho, cumprimento outros camaradas, mas sigo a minha jornada, comigo mesma, na minha solitude. Se quero acelerar, acelero. Se quero abrandar, abrir a viseira para sentir o vento no rosto, assim o faço. Só olho para os espelhos para assegurar manobras porque tudo o resto é em frente, livre, leve e despreocupada. E se no final do destino me apetecer acrescentar mais uns km’s, eu decido novamente e vou. Não há nada tão prazeroso como sermos donos da nossa liberdade e a solitude é sem dúvida um estado em que eu adoro estar. Ainda no outro dia saí de moto na minha solitude, só para tomar um café e quando dei por mim já estava a cruzar a fronteira com Espanha. Não o fiz só dessa vez... e acreditem, é tão mas tão libertador. Às vezes os meus colegas dizem-me que gostavam de vir comigo e algumas vezes até vamos juntos. Mas a verdade é que isso obriga a uma logística diferente que nem sempre me apetece tratar. Às vezes eu só quero mesmo é partir à descoberta sem preocupações.
Não pensem que sou anti-social, não sou. Adoro estar com os meus camaradas das motos, fazer viagens e conviver. E faço-o muitas vezes, felizmente. Mas se me perguntarem qual é a minha forma de viajar preferida, acho que já sabem a resposta. E vocês? Preferem andar de moto sozinhos ou acompanhados?
Boas curvas.andardemoto.pt @ 11-6-2023 09:30:00 - Márcia Monteiro
Outros artigos de Márcia Monteiro:
7 dicas para conduzir com chuva
“Diz-me que moto conduzes e eu dir-te-ei quem és”
Solitude – a nova forma de viajar de moto
O Lés a Lés OffRoad não é para “meninos”
Viagens e Motos – Combinação Perfeita
“Verdadeiros dias de aventura...”
N222: Da Costa à Fronteira – Parte II
N222: Da Costa à Fronteira – Parte I
Explorar o Castro de São Lourenço
A superação do Portugal de Lés a Lés Offroad
Aleluia... O Travelers Event voltou!
Finalmente...Dias de Aventura!
Em pandemia, andar ou não andar de moto? Eis a questão.
Os encantos de Maiorca em Portugal
Os 2 Essenciais para Andar de Moto
E de repente... estou noutro país.
Quanto mais doer... mais eu gosto!
Isto não é sobre marcas... é sobre a manutenção que lhe dás.
Desejava fazer a N2... mas apaixonei-me pela N327
Aquilo que não sabe sobre o Lés a Lés Offroad 2019
“Travelers Event”... um dos melhores eventos em Portugal.
És Motociclista, Motard ou Motoqueiro?
Todos os caminhos vão dar ao Cais de Gaia
Enduristas... Esses Marginais das Serras
Andar de Mota é uma técnica de Meditação
“A minha desculpa... é dia de Natal”
Descoberta e Aventura no Portugal de Lés a Lés Off Road 2018
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões