
Márcia Monteiro
Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).
OPINIÃO
Desejava fazer a N2... mas apaixonei-me pela N327
Sempre ambicionei percorrer a mítica N2. Dizem que é uma das estradas mais incríveis do nosso país porque permite-nos conhecer Portugal de norte a sul, vislumbrando paisagens, cidades, aldeias e pessoas que tão bem caracterizam este maravilhoso país à beira-mar plantado. Sem dúvida que é algo que todos nós, pelo menos uma vez na vida, deveríamos fazer. Esse desejo está em mim há anos e a cada dia que passa ganho mais vontade de o fazer.
andardemoto.pt @ 7-1-2020 15:24:17 - Márcia Monteiro
Mas depois surgem os obstáculos... precisamos de mais de 3 dias para viver esta experiência na sua totalidade, as condições meteorológicas devem ser agradáveis, a moto deve ser suficientemente confortável... portanto, tudo aquilo que eu não tenho neste momento: não disponho de dias livres para gozar, o inverno tem-se manifestado com temperaturas baixas e a moto... bem a minha moto é e continua a ser a “menina dos meus olhos” mas enquanto super desportiva, não é o veiculo mais confortável para passar horas infinitas em cima dela durante vários dias seguidos.
Mas eu sempre ouvi dizer “se a vida te oferecer um limão, mistura açúcar e faz uma limonada”.
Tendo em mente esta premissa, recentemente, numa fria manhã onde já estava combinado fazer o passeio em grupo, eis que o São Pedro nos trocou as voltas e nos presenteou com chuva intensa. Passeio cancelado. A minha vontade de rolar era tanta que mantive sempre a esperança. Pelas 10h da manhã a chuva parou. Ninguém quis tirar a moto da garagem para me acompanhar pois as nuvens e o vento ameaçavam com mais chuva. Fui firme e saí de moto.
Sabia que não podia percorrer uma grande distância e estava longe de poder fazer a N2, tinha de manter as minhas condições de segurança e regressar a casa rapidamente caso fosse preciso. Ainda sem destino e apenas sabendo que não poderia ir muito além de um raio de 150km, segui a minha jornada com cautela. Quando dou por mim, estava na N327 em direção a São Jacinto, uma estrada que não é nova para mim, mas naquela manhã estava a ser vivida com uma intensidade especial. À medida que ia avançando, o céu foi clareando. Fui obrigada a parar... que paisagem incrível era aquela que eu nunca tinha reparado antes? A Ria de Aveiro estava surpreendentemente calma e nada indicava que umas horas antes tinha chovido torrencialmente. O céu mais parecia feito de algodão doce com formas densas, mas extremamente criativas, desenhando figuras abstratas que se espelhavam na água. Os primeiros raios de sol começaram a surgir e tornaram aquele momento numa manhã luminosa e agradável com as temperaturas a chegarem perto dos 17 graus.Enquanto caminhava com o capacete no braço, mas sempre com a minha moto debaixo de olho estacionada do outro lado da estrada, peguei na máquina e fotografei, tomei café, sentei-me na relva e fiz “fotossíntese”. Tive a certeza que tomei a decisão certa em não me render às circunstâncias. Quando regressei a casa partilhei as fotografias com os meus amigos e quase nenhum deles conseguia identificar o sítio onde eu tinha estado. Alguns deles ficaram, inclusive, arrependidos de não terem tirado a moto da garagem naquela manhã. Quando lhes disse que aquele sítio era a N327 onde já quase todos eles tinham passado, quase não conseguiram acreditar. O arrependimento deles foi ainda maior.
Moral da história... A N2 vai ter de esperar, mas até lá existem infinitas N’s por este Portugal fora que cada um de nós pode explorar e transformar em algo realmente memorável. Tudo depende dos olhos com que vemos e da intensidade com que sentimos. Boas curvas!
andardemoto.pt @ 7-1-2020 15:24:17 - Márcia Monteiro
Outros artigos de Márcia Monteiro:
7 dicas para conduzir com chuva
“Diz-me que moto conduzes e eu dir-te-ei quem és”
Solitude – a nova forma de viajar de moto
O Lés a Lés OffRoad não é para “meninos”
Viagens e Motos – Combinação Perfeita
“Verdadeiros dias de aventura...”
N222: Da Costa à Fronteira – Parte II
N222: Da Costa à Fronteira – Parte I
Explorar o Castro de São Lourenço
A superação do Portugal de Lés a Lés Offroad
Aleluia... O Travelers Event voltou!
Finalmente...Dias de Aventura!
Em pandemia, andar ou não andar de moto? Eis a questão.
Os encantos de Maiorca em Portugal
Os 2 Essenciais para Andar de Moto
E de repente... estou noutro país.
Quanto mais doer... mais eu gosto!
Isto não é sobre marcas... é sobre a manutenção que lhe dás.
Desejava fazer a N2... mas apaixonei-me pela N327
Aquilo que não sabe sobre o Lés a Lés Offroad 2019
“Travelers Event”... um dos melhores eventos em Portugal.
És Motociclista, Motard ou Motoqueiro?
Todos os caminhos vão dar ao Cais de Gaia
Enduristas... Esses Marginais das Serras
Andar de Mota é uma técnica de Meditação
“A minha desculpa... é dia de Natal”
Descoberta e Aventura no Portugal de Lés a Lés Off Road 2018
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões