Márcia Monteiro
Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).
OPINIÃO
7 dicas para conduzir com chuva
Tenho uma confissão a fazer... eu sou daquelas que normalmente não anda de moto à chuva.
andardemoto.pt @ 9-3-2024 18:00:00 - Márcia Monteiro
Poderia enumerar variadas razões, quase todas elas relacionadas com questões profissionais, mas, também é verdade que já fui apanhada a meio de um percurso com uma valente carga de água sem escapatória possível. Adorei? Não... nem um pouco. O sentimento de insegurança é grande mas, existem alguns cuidados que podemos ter e assim prevenir ou reduzir o risco de acidente ou queda.
1- A importância dos pneus: começo por este aspeto porque de facto é um dos mais importantes. Tenha atenção aos pneus especialmente no inverno, em que as temperaturas são mais baixas, a aderência do pneu ao asfalto também o é tornando-o por vezes mais rígido. O aquecimento dos pneus deve ser feito de forma ponderada e progressiva. Caso haja necessidade, poderá ter de usar pneus diferentes e nesse caso recomendo que se aconselhe com profissionais da área pois o perfil dos pneus é muito importante. Não se esqueça de verificar o desgaste e também a pressão.
2 - Tenha atenção à sua postura: em dias de chuva, quanto maior for a área do pneu em contacto com o piso, melhor. Mas o nosso corpo também pode ajudar por isso da próxima vez que tiver de curvar em piso molhado, tente que a inclinação do seu corpo e cabeça siga no mesmo sentido.
3 - Equipamentos para a chuva: pode parecer algo sem importância, mas a verdade é que o uso de equipamentos para a chuva pode fazer toda a diferença. Já nem falo do quanto é desconfortável conduzir molhado(a) mas por exemplo, a questão da viseira é fulcral. Use produtos anti embaciamento ou caso utilize um capacete integral, mantenha a viseira ligeiramente aberta, especialmente quando necessitar de parar (num semáforo, por exemplo). Sobre equipamentos à prova de água, julgo que não necessito de me alongar, certo?
4 - Evite locais escorregadios: nenhuma novidade acerca disto, no entanto, existem alguns pontos (muito) escorregadios que por vezes nos esquecemos de evitar. Falo concretamente das tintas usadas nas estradas para setas, linhas, passagens de peões, assim como passagens de nível e carris. Eu só percebi o quanto é perigoso passar em cima das linhas das passagens dos peões com piso molhado, quando senti a roda a deslizar sem que tivesse feito alguma coisa para isso acontecer.
5 - Acione os travões de forma mais suave: acredito que isto também não seja novidade para ninguém pois além das características do piso e da eventualidade de existirem lençóis de água, os travões devem ser acionados de forma mais suave pois existe menor aderência dos pneus. No entanto, deixo outra dica: o número de dedos que usamos na manete para travar em dias de chuva faz a diferença. Independentemente das preferências de cada um (usar dois dedos, três ou todos), em dias de chuva, evite usar todos pois a probabilidade de efetuar uma travagem mais brusca, aumenta consideravelmente. E todos nós já sabemos qual é o resultado de uma travagem brusca em piso molhado, correto?
6 - Aumente a distância de segurança: se já estamos a prever que as nossas travagens serão mais suaves, então isso significa que necessitamos de mais espaço para imobilizar a moto. Por isso a distância de segurança deve ser maior comparada com os dias de sol.
7 - Cuidado com o stress: não o seu... o dos outros. Normalmente em dias de chuva, os automobilistas andam mais stressados porque há mais acidentes, mais trânsito, mais atrasos e por vezes cometem-se mais imprudências... por isso, se tiver de circular de moto dentro de uma cidade em dias de chuva e sabendo de antemão que existe mais trânsito, menos visibilidade e mais stress, toda a nossa atenção deve ser redobrada.
Boas curvas a todos e conduzam com cuidado.
andardemoto.pt @ 9-3-2024 18:00:00 - Márcia Monteiro
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