
Márcia Monteiro
Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).
OPINIÃO
“Diz-me que moto conduzes e eu dir-te-ei quem és”
O velho ditado refere que “diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és” e se analisarmos esta expressão com algum cuidado, percebemos que tem a sua lógica.
andardemoto.pt @ 5-8-2023 12:20:00 - Márcia Monteiro
Sabemos à priori que as pessoas com quem convivemos dizem muito sobre nós, ou pelo menos, dizem alguma coisa. Se não vejamos... os grupos sociais a que pertencemos, por norma têm valores, características ou comportamentos com os quais nos identificamos. Não é por acaso que o melhor aluno da turma, normalmente integra um grupo de amigos igualmente estudiosos. Também não é por acaso que o CEO de uma empresa milionária integra um grupo de amigos com o mesmo estatuto social. Será que existem exceções? Sim, claro que existem, como tudo na vida.
Mas se analisarmos esta expressão aplicada às motos, será que é igual? Eu diria que a maior parte das vezes é. Quantos de nós não conhecemos aqueles que parecem não conhecer regras, que vivem intensamente e levam tudo ao limite? Sim, são os aceleras que conduzem as motos desportivas. E aqueles que só querem chinelo no pé, calções e uma vida leve e despreocupada? Esses mesmos... os bacanos das vespas. E aqueles que combinam o estilo vintage com a sofisticação... estes são óbvios, são os das café racers. Também existem os mais puristas que vivem o espírito motociclista de forma visceral... se calhar vamos vê-los a passar com coletes de cabedal com frases inspiradoras nas costas. Temos os aventureiros, os espíritos livres que gostam de explorar lugares inóspitos e esses certamente vamos encontrá-los com malas laterais nas motos ou com os equipamentos sujos de lama. Há os que só querem diversão e provavelmente vamos encontrá-los com os seus amigos montados numas 50. Há os indecisos (onde eu me incluo) que possuem uma moto de estrada e outra de todo o terreno... bem, na verdade não somos propriamente indecisos, apenas gostamos de ter várias opções de escolha consoante o estado de espírito. Prefiro chamá-los de diversificados.
Esta lista poderia continuar... No entanto, conforme mencionei nuns parágrafos atrás, existem sempre exceções. Quantos de nós já não nos enganámos no carácter de uma pessoa porque não a conhecíamos verdadeiramente? Isto também acontece com as motos... às vezes não imaginamos que determinado(a) motociclista possui diversas características enquanto pessoa porque fundamentamos a nossa opinião com base na moto que conduz. Em caso de dúvida, nada melhor do que convidar para uma cerveja e esclarecer o assunto. Mas que seja apenas uma porque se conduzir, não beba.
Boas curvas.
andardemoto.pt @ 5-8-2023 12:20:00 - Márcia Monteiro
Outros artigos de Márcia Monteiro:
Solitude – a nova forma de viajar de moto
O Lés a Lés OffRoad não é para “meninos”
Viagens e Motos – Combinação Perfeita
“Verdadeiros dias de aventura...”
N222: Da Costa à Fronteira – Parte II
N222: Da Costa à Fronteira – Parte I
Explorar o Castro de São Lourenço
A superação do Portugal de Lés a Lés Offroad
Aleluia... O Travelers Event voltou!
Finalmente...Dias de Aventura!
Em pandemia, andar ou não andar de moto? Eis a questão.
Os encantos de Maiorca em Portugal
Os 2 Essenciais para Andar de Moto
E de repente... estou noutro país.
Quanto mais doer... mais eu gosto!
Isto não é sobre marcas... é sobre a manutenção que lhe dás.
Desejava fazer a N2... mas apaixonei-me pela N327
Aquilo que não sabe sobre o Lés a Lés Offroad 2019
“Travelers Event”... um dos melhores eventos em Portugal.
És Motociclista, Motard ou Motoqueiro?
Todos os caminhos vão dar ao Cais de Gaia
Enduristas... Esses Marginais das Serras
Andar de Mota é uma técnica de Meditação
“A minha desculpa... é dia de Natal”
Descoberta e Aventura no Portugal de Lés a Lés Off Road 2018
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões