Adelina Graça
Duas rodas, duas asas
OPINIÃO
A Cortina de ferro 2024
À hora que vos escrevo estas palavras, estou a finalizar os últimos preparativos para aquela que será mais uma viagem de aventura.
andardemoto.pt @ 20-7-2024 20:49:24 - Adelina Graça
Todas a viagens começam pelo sonho, pela expectativa e sobretudo pela curiosidade.
Idealizamos cenários, definimos o nosso rumo como se de um filme se tratasse, com expectativa fixada em lugares reais ou imaginários.
Esta ano, escolhi fazer uma viagem a que chamei “a cortina de ferro 2024”, expressão que Winston Churchill imortalizou em 1946 e hoje, diga-se, continua atual, ainda que parte dessa cortina tenha mudado de posição.
Todos nós que vivemos os anos 90 com intensidade, nos lembramos dos filmes de espiões, de conspirações e outros segredos que nos reservava o mundo para lá do muro de Berlim, que em 1989 com a sua queda determinou também o fim da Cortina de Ferro.
Hoje, tantos anos depois, o muro reergue-se e volta a dividir a Europa.
Decidi, nesta viagem, procurar o manto de misticismos e histórias, as velhas narrativas de espiões e de lugares ocultos.
O itinerário é exigente, pretendo visitar alguns locais emblemáticos, alguns esquecidos, que me vão obrigar a fazer algum esforço de condução por estradas que provavelmente não me vão facilitar a vida, mas ao bom estilo 007, eu e a “rodas Altas” haveremos de arranjar maneira de lá chegar.
Pelo menos a “rodas Altas”, a experiente Triumph Tiger, do alto dos seus 110 mil quilómetros, continua a dar mostras de que está aí para enfrentar qualquer desconhecido.
Espero trazer muitas histórias para contar, que terei todo o prazer em partilhar convosco.
Até já!
(maio 2024)
andardemoto.pt @ 20-7-2024 20:49:24 - Adelina Graça
Outros artigos de Adelina Graça:
Transporte de motos para o mundo
O meu coração está com Marrocos
Não sigas ninguém que te aborde em andamento!
Pays Basque, os Pirenéus Atlânticos
Do Palácio de Magdalena ao Palácio de Cristal
Quando chega ao fim do dia, o que sobra da amizade?
Último dia da viagem à Andaluzia
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões