Adelina Graça

Adelina Graça

Duas rodas, duas asas

OPINIÃO

A Cortina de ferro 2024

À hora que vos escrevo estas palavras, estou a finalizar os últimos preparativos para aquela que será mais uma viagem de aventura.

andardemoto.pt @ 20-7-2024 20:49:24 - Adelina Graça

Todas a viagens começam pelo sonho, pela expectativa e sobretudo pela curiosidade.

Idealizamos cenários, definimos o nosso rumo como se de um filme se tratasse, com expectativa fixada em lugares reais ou imaginários.

Esta ano, escolhi fazer uma viagem a que chamei “a cortina de ferro 2024”, expressão que Winston Churchill imortalizou em 1946 e hoje, diga-se, continua atual, ainda que parte dessa cortina tenha mudado de posição.

Todos nós que vivemos os anos 90 com intensidade, nos lembramos dos filmes de espiões, de conspirações e outros segredos que nos reservava o mundo para lá do muro de Berlim, que em 1989 com a sua queda determinou também o fim da Cortina de Ferro.

Hoje, tantos anos depois, o muro reergue-se e volta a dividir a Europa.

Decidi, nesta viagem, procurar o manto de misticismos e histórias, as velhas narrativas de espiões e de lugares ocultos.


O itinerário é exigente, pretendo visitar alguns locais emblemáticos, alguns esquecidos, que me vão obrigar a fazer algum esforço de condução por estradas que provavelmente não me vão facilitar a vida, mas ao bom estilo 007, eu e a “rodas Altas” haveremos de arranjar maneira de lá chegar.

Pelo menos a “rodas Altas”, a experiente Triumph Tiger, do alto dos seus 110 mil quilómetros, continua a dar mostras de que está aí para enfrentar qualquer desconhecido.

Espero trazer muitas histórias para contar, que terei todo o prazer em partilhar convosco.

Até já!

(maio 2024)

andardemoto.pt @ 20-7-2024 20:49:24 - Adelina Graça


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões