Adelina Graça
Duas rodas, duas asas
OPINIÃO
O Mundo e a mudança
Vivemos hoje aquela que poderá ser uma das maiores revoluções do mundo motociclístico, as regras ambientais ditam a transição energética que, embora um pouco acelerada, é inevitável.
andardemoto.pt @ 16-3-2024 12:30:00 - Adelina Graça
As marcas de motos esforçam-se por apresentar soluções que possam ir ao encontro das necessidades que fomos criando ao longo dos anos. Hoje compramos motos para ir ao fim do mundo, sem constrangimentos, sem nos preocuparmos muito com questões tão básicas como, onde vou abastecer.
As mudanças repentinas, muitas vezes feitas por decretos, levam a uma disrupção de tal forma radical que nem os construtores, nem nós, motociclistas, percebemos bem para onde aponta o futuro.
Com frequência surgem notícias sobre o lançamento de motos a hidrogénio ou elétricas que nos vão deixando mais ou menos baralhados.
Nos últimos anos passámos o tempo a discutir quantos modos de condução tinha a moto, o tamanho do TFT e um sem número de inovações tecnológicas que, melhor ou pior, nos vão dando um conforto e segurança adicional, mas ao fim e ao cabo, o que me preocupa é efetivamente como vou conseguir continuar a olhar o mapa e arrancar despreocupada.
A tecnologia e um planeta que precisamos que continue a existir para as próximas gerações, ditam o futuro. O engenho humano encontrará a solução, até lá, continuaremos à espera de que se decidam.
Não consigo compreender aqueles que abominam tudo o que é mudança e, de uma forma mais ou menos jocosa, vão lançando piadas, alguns até destilando ódio sobre a inevitável mudança.
Serei menos motociclista numa moto elétrica?
Confesso que das poucas que experimentei não fiquei desiludida, claro, existe um caminho a percorrer, desafios, dir-se-á hoje em dia, mas a indústria e o engenho humano encontrarão a solução para continuarmos a arrancar Europa fora ou rumo a África, garantindo que o único constrangimento que encontrarás será sempre a tua força de vontade para sair do sofá.
Independentemente daquele que venha a ser o futuro, eu apenas pretendo continuar a usufruir do rasgo de génio de Daimler que em 1885 construiu a primeira moto a gás, com 1 cavalito.andardemoto.pt @ 16-3-2024 12:30:00 - Adelina Graça
Outros artigos de Adelina Graça:
Ensinamentos que abrem caminhos
As Pessoas que Encontramos pelo Caminho
Transporte de motos para o mundo
O meu coração está com Marrocos
Não sigas ninguém que te aborde em andamento!
Pays Basque, os Pirenéus Atlânticos
Do Palácio de Magdalena ao Palácio de Cristal
Quando chega ao fim do dia, o que sobra da amizade?
Último dia da viagem à Andaluzia
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões